Já virou rotina. Um novo caso de racismo marcou o fim de semana do Campeonato Italiano. Dessa vez a vítima foi o atacante do Brescia, Mario Balotelli (29 anos) e o episódio vergonhoso ocorreu no Estádio Marcantonio Bentegode, do Hellas Verona.

No minuto 53 da partida, Balotelli escutou alguns cânticos racistas da torcida local. Ele deu um chutão na bola em direção ao lugar dos ‘culpados’ e ameaçou sair de campo, mas acabou sendo contido pelos companheiros e até mesmo pelos jogadores rivais.

Com a bola rolando Balotelli marcou um golaço contra o racismo, mas não conseguiu impedir a derrota do Brescia por 2 a 1. O novo episódio deverá ser tratado desta vez com mais rigor e o Hellas Verona pode receber uma dura punição, já que não teria sido a primeira vez.

“Balotelli é um palhaço”

No final da partida, o técnico do Hellas Verona, Ivan Juric afirmou que desta vez foi um exagero do jogador. “Quando escuto algo desse tipo, o que também me irrita, não tenho problemas para confirmar o ocorrido, por mais que tenha sido da nossa torcida. Mas o de hoje é uma mentira”, afirmou.

Mas quem decidiu ir mais longe foi o chefe da torcida mais radical do Hellas Verona, Luca Castellini. “Balotelli é um palhaço. Nós somos uma torcida profanadora, tiramos sarro de jogador careca, cabeludo, do sul, negro…mas não fazemos isso com intenções políticas ou racistas”, declarou.

O certo é que não foi o primeiro episódio de racismo na atual temporada do futebol italiano. O atacante Lukaku foi uma das vítimas anteriores e já afirmou que vai responder os torcedores caso isso volte a ocorrer.

Mas todos esperam que as autoridades responsáveis pelo futebol italiana tomem medidas mais severas para erradicar do futebol tanto os cânticos racistas como os seres desprezíveis que promovem esse espetáculo lamentável.