Os jogadores do Real Madrid celebraram como nunca a conquista da Supercopa da Espanha 2012. Para ser um ´título pouco importante´, parecia que tinham ganhado a Champions League. Foto: Alberto Martín/EFE

Após perder a partida de ida contra o FC Barcelona no Camp Nou e pouco antes do decisivo duelo da volta da final da Supercopa da Espanha 2012, o técnico José Mourinho afirmou: “Esse título é o menos importante de todos os que disputaremos”. A afirmação não deixa de ser correta, mas nesse caso se tratava de uma tática comum do matreiro português que consiste em tirar o mérito do que os outros conseguem.

É que Mourinho não esperava ganhar esse título. E como sempre, utilizou sua habitual arrogância para desvalorizar a possível conquista do eterno rival. O ´problema´ é que ele ganhou. E teve que engolir suas palavras. A vitória por 2 a 1 sobre o Barça garantiu o troféu ao Real Madri e tanto os jogadores como a torcida merengue celebraram como se tivessem ganhado uma Champions League. Algo estranho para um título sem importância.

Provavelmente, tamanha euforia foi pelo alívio de não ter que ver outra festa do eterno rival em pleno santuário merengue, algo que se converteu em rotina nos últimos anos. O Real Madri soube se aproveitar das falhas do Barça e assegurou o título da Supercopa da Espanha 2012. Os zagueiros Mascherano e Piqué ´colaboraram´ com dois erros ridículos e em menos de 20 minutos o Madri já vencia por 2 a 0. Messi diminuiu com um golaço, mas não foi suficiente.

Mourinho deveria se preocupar mais é com o jogo da sua equipe. Apesar do título, o Barcelona voltou a mostrar a todo o mundo a mediocridade do Real Madri. O clube madrilenho atuou mais de uma hora com um jogador a mais e jogou recuado durante todo segundo tempo. A covardia tática típica de Mourinho por muito pouco não resultou em mais um tropeço vergonhoso.

Só que desta  vez tudo acabou bem para Mou e seus pupilos, que fizeram a festa com o título ´sem importância´.  O problema é que agora resta voltar a realidade, que nada mais é que um ponto em duas rodadas da Liga Espanhola 2012/13. Esse sim, um campeonato importante até para o polêmico treinador português.