Neymar deu show em Londres e agora está na mira de vários clubes europeus. Foto: Tom Hevezi/AP

Dentro de campo o show ficou por conta do Neymar (19 anos). O jovem craque do Santos fez os dois gols da vitória por 2 a 0 da seleção brasileira sobre a Escócia no último domingo, num amistoso disputado no Emirates Stadium, em Londres. A atuação do garoto deixou muito clube europeu com o talão de cheques preparado para uma tentativa de contratação num futuro próximo. Chelsea, Real Madri e, mais recentemente, o Barcelona são os mais interessados.

O caso do Barça é o mais curioso. O clube catalão está num dilema, como inclusive publicaram alguns amigos da imprensa de Barcelona no diário Mundo Deportivo, nesta segunda-feira. Os dirigentes conhecem a qualidade técnica do garoto, mas também sabem que ela é proporcional a sua indisciplina, algo inaceitável no melhor clube do mundo. A decisão final ficará por conta – como sempre – do técnico Pep Guardiola. Ele foi o responsável, por exemplo, pela decisão de não trazer o Robinho ao clube. O jogador chegou a se oferecer mais de uma vez por meio da imprensa, mas seu ´passado´ lhe condenou.

Estratégia e racismo

O FC Barcelona inclusive já teria preparado uma estratégia caso decida apostar por Neymar. Eles ofereceriam dois jogadores para diminuir o valor da transação. São eles: o atacante Keirrison (que inclusive já está no Santos) e o zagueiro Henrique que está emprestado ao Racing de Santander. Se o Santos aceitaria a oferta já é outra história.

O Fenômeno mostrou que mesmo aposentado segue ídolo de todas as torcidas. Foto: Tom Hevezi/AP

Mas voltando ao jogo do Brasil, o único lado triste foi a mostra de racismo contra Neymar. Um torcedor estúpido ofereceu uma banana para o garoto, uma atitude infeliz similar ao que ocorreu com o lateral Roberto Carlos, na Rússia, na semana passada. O racismo no futebol europeu é um tema antigo e difícil de resolver. Apesar de tudo que está sendo feito por ali, é quase impossível erradicar esses energúmenos dos estádios.

Ronaldo recebe homenagem

O recém-aposentado Ronaldo Nazário esteve presente do Emirates Estadium, em Londres. Foi o convidado de honra para o amistoso entre Brasil e Escócia. Quando entrou em campo para ser homenageado, foi aplaudido de pé por todos os torcedores. Quem é rei nunca perde a majestade. Depois apertou a mão dos jogadores titulares de ambas as equipes. “Me deu uma vontade pegar a ´9´ e entrar em campo”, afirmou o Fenômeno. Se fizesse isso, o estádio com toda certeza viria abaixo.

Clique aqui e veja os gols de Neymar contra a Escócia, em Londres.