A frase que Neymar mais repetiu em catalão foi:

Ainda não sei se a decisão de Neymar de falar em catalão no lugar do espanhol foi uma decisão natural dele, se foi um bom trabalho da sua assessoria ou uma recomendação do próprio FC Barcelona. Mas o certo é que se ele queria ganhar a torcida logo na sua chegada, conseguiu.

Falar catalão na Catalunha é a forma mais direta de entrar na alma dos catalães. Ainda mais se na coletiva de apresentação solta uma frase do tipo: “Falo melhor em catalão que em espanhol”.

Neymar certamente não tem um conhecimento aprofundado da história política espanhola para ter uma idéia melhor do peso que isso tem por aqui. Mas deixou claro com esse exemplo que a sua integração ao Barça e aos valores do povo catalão será completa. Neymar se soltou no idioma local na sua chegada à secretaria do clube, no gramado do Camp Nou e na entrevista coletiva.

Ninguém duvida que em breve ele será um adepto do ´pão com tomate´ (uma invenção típica catalana), de uma saborosa ´Botifarra´ (salsicha típica da região norte da Catalunha), das belíssimas praias com águas cristalinas da Costa Brava e que terá em casa uma ´Barretina´ de enfeite (gorro de lã em forma de bolsa, normalmente de cor vermelha, que é outro símbolo da Catalunha).

Neymar começou sua relação de amor com a torcida do Barça com o pé-direito. Já tinha dado uma flechada no coração da torcida culé quando escolheu a filosofia de futebol do Barcelona no lugar da oferta multi-milionária do Real Madri, que quase dobrava a do Barça. Um drible histórico ao maior rival do clube catalão, onde o jogador brasileiro inclusive teve uma breve passagem há alguns anos.

Outro fator decisivo para essa sintonia com o Barça e a sua torcida foram suas palavras humildes sobre o seu papel no clube. “Venho ao Barça para somar, para aprender e para ajudar o Messi a seguir sendo o melhor jogador do mundo”, afirmou. Ele ganhou um aprovado com louvor nesses três pontos, que eram os que mais preocupavam o torcedor. O resto são flores.

Por tudo isso, seu carisma em Barcelona já está pelas nuvens. Se Neymar será mais um brasileiro a conseguir ser o melhor jogador do mundo com a camisa do Barça, ninguém pode prever. Qualidade técnica ele sempre teve de sobra. E o mais importante: parece saber de forma clara qual é o caminho para o êxito.