Luka Modric, eleito melhor meia e melhor jogador da temporada 2017/18 do futebol europeu
Luka Modric, eleito melhor meia e melhor jogador da temporada 2017/18 do futebol europeu / Claude Paris – AP/AE

Luka Modric foi eleito o melhor jogador da UEFA na temporada 2017/18, com 313 pontos, 90 a mais que o segundo colocado, seu ex-companheiro de clube (agora na Juventus), Cristiano Ronaldo.

O atacante do Liverpool, Mohamed Salah, ficou na terceira posição com 134 pontos. Griezmann e Messi na quarta e quinta posição, respectivamente.

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira, na cerimônia de gala do sorteio da fase de grupos da Champions League, em Mônaco e coroou uma temporada magnífica do meia croata, que acabou eleito também como o melhor jogador na sua posição.

E vale destacar o desempenho do atleta na Copa do Mundo da Rússia 2018, na qual foi eleito o melhor jogador (MVP) da competição com a camisa da Croácia.

Para completar, também foram divulgados os ganhadores do prêmio de melhor goleiro (Keylos Navas), de melhor defesa (Sergio Ramos) e de melhor atacante (Cristiano Ronaldo). Ou seja, domínio completo do Real Madrid.

Votos de técnicos e jornalistas

Modric foi eleito o melhor jogador da Europa com os votos de 80 treinadores dos clubes que participaram da fase de grupos da Champions League (32) e da Europa League (48).

Além deles, foram contabilizados os votos de 55 jornalistas selecionados pelo Grupo de Mídia Esportiva Européia (ESM), cada um representando um país filiado à UEFA. Cada um deles escolhia os três melhores por posição.

O primeiro colocado recebia cinco pontos, o segundo, três, e o terceiro, um ponto. Os técnicos não podiam votar nos atletas das equipes comandadas por eles.