Messi, um goleador histórico
Messi, o maior artilheiro da história do Barça e da Argentina / FCB

Há anos já não tenho adjetivos para definir a grandeza de Leo Messi. Desde os seus inícios, é uma estrela sem comparação com uma trajetória inigualável no futebol moderno. A partir de hoje, o craque argentino não é apenas o maior artilheiro da história do Barça (com 482 gols), mas também da seleção argentina.

O camisa 10 do Barça marcou o dele na vitória da Argentina por 4 a 1 sobre a Venezuela, na Copa América 2016, e atingiu a marca de 54 gols com camisa do seu país, o mesmo número do ex-jogador Gabriel Batistuta.

Além de ser o protagonista na classificação argentina, Messi marcou o seu quarto gol nesta edição centenária da competição de seleções mais antiga do mundo. O craque argentino soma até o momento um total de 536 com as camisas do Barça e da Argentina.

Brasil, sua maior vítima

Dos 54 gols marcados com pela seleção argentina, 50 foram com a perna esquerda, dois com a direita e dois de cabeça. 39 deles foram com a bola rolando, 11 de pênalti e quatro de falta. 25 desses gols foram marcados em amistosos, 15 em jogos das Eliminatórias, 7 na Copa América e 5 em Copas do Mundo.

Entre as suas principais vítimas estão Brasil e Paraguai, com quatro gols. Bolívia, Guatemala, Suíça, Uruguai, Venezuela e México ocupam a segunda posição, com três. Na sequência estão Chile, Espanha, Colômbia e Croácia, com dois. Por último, Alemanha, Portugal e França, com um.

Quatro hat-tricks 

Messi marcou quatro hat-tricks e em seis ocasiões anotou dois gols em uma partida com a camisa da Argentina. Tévez e Higuaín, com sete assistência cada um, são os dois jogadores que mais deram passes de gol para Messi.