Messi agradece o carinho do torcedor do Betis, no Estádio Benito Villamarín
Messi agradece o carinho do torcedor do Betis, no Estádio Benito Villamarín, em Sevilha / Miguel Ruiz-FCB

Acompanho a carreira do atacante Leo Messi desde o início e confesso – como muitos outros jornalistas – que já esgotei há tempos todo o repertório de adjetivos que o dicionário possa proporcionar para falar sobre os recordes e conquistas do camisa 10 do FC Barcelona.

Como voltar a explicar a bilionésima atuação épica de Messi? Foram três golaços na vitória azul-grená por 4 a 1 diante do Betis, fora de casa, pela Liga Espanhola. Ou seja, o 33º hat-trick dele na competição e um novo título à vista para o clube catalão, que disparou na tabela.

Além disso, Messi superou Xavi como o jogador com mais vitórias na história do Barça (477). Mais do mesmo. Cada semana é uma exibição nova, um novo recorde, um gol antológico. É o melhor jogador do mundo desde o dia que pisou em um campo de futebol.

“Só tenho que agradecer”

Se existe algo mais valioso que as estatísticas e prêmios individuais é a admiração que um atleta possa gerar ao longo da sua carreira. No estádio Benito Villamarín, em Sevilha, Messi voltou a mostrar que o seu talento único é digno de ser admirado por todos, sem clubismos.

O argentino já tinha sido aplaudido outras vezes pela torcida rival, mas nunca de uma maneira tão efusiva como a protagonizada pelo torcedor do Betis. “Só tenho que agradecer”, disse Messi ao finalizar a partida.

Foram dois hat-tricks em Sevilha em menos de um mês, além de cinco gols nos dois últimos jogos. É artilheiro da Liga Espanhola (29) e líder em assistências (12). É artilheiro da Champions League (8). É isso, é aquilo…e assim durante mais de uma década.

Dá vergonha alheia ver alguém tentando comparar Messi com qualquer outro jogador da sua geração. Ele é a essência do futebol e a genialidade em estado puro. Marca gols, cria e potencializa o rendimento dos seus companheiros como ninguém. É começo, meio e fim.