Uma bela vista do Estádio Luzhniki
O estádio Luzhniki será o palco da abertura e final da Copa do Mundo da Rússia / Lucas Duarte

Inaugurado no dia 31 de julho de 1956, o Estádio Luzhniki é um dos símbolos da cidade de Moscou. Com capacidade inicial para 100 torcedores, sempre foi a casa da Seleção Russa de futebol, além de palco para diversos eventos internacionais.

Nos anos 60 e 70 era chamado Estádio Central Lenin e foi o cenário principal das Olimpíadas de 1980. Agora, será o estádio estrela da Copa do Mundo da Rússia. Após quatro anos de reformas, o atual Estádio Luzhniki tem capacidade para 80 mil torcedores.

Será sede de sete jogos durante a Copa. Entre eles, a partida inaugural e a grande final da competição. O Luzhniki está situado em umas das zonas mais sensacionais e pitorescas da capital russa, dentro de um complexo olímpico que possui o mesmo nome.

Um lugar onde milhares de moscovitas utilizam para praticar todos os tipos de esportes ou passear com a família. Para completar, o Rio Moscou passa ao seu lado, dando um charme especial a um estádio já famoso pela sua beleza, modernidade, tecnologia e conforto tanto para torcedores como para as pessoas que trabalham no local.

Os sete jogos no Luzhniki

Nenhum estádio da Copa do Mundo terá tantos jogos como o Luzhniki. Serão sete ao todo, além da cerimônia de abertura e encerramento da competição. Veja quais partidas serão disputadas no principal estádio da Copa:

  • Abertura (Rússia vs Arábia Saudita)
  • Três jogos da fase de grupos (Alemanha vs México; Portugal vs Marrocos e Dinamarca vs França)
  • Uma eliminatória das oitavas de final
  • Uma semifinal
  • Final

No vídeo abaixo, saiba um pouco mais sobre o estádio estrela da 21ª Copa do Mundo da FIFA.