Suárez, com a Chuteira de Ouro 2015/16 / Manu Fernández-AP/AE
Suárez, com a Chuteira de Ouro 2015/16 / Manu Fernández-AP/AE

Luis Suárez recebeu Chuteira de Ouro 2015/16 nesta quinta-feira, em Barcelona. O atacante do FC Barcelona recebeu o prêmio por ter sido o maior artilheiro das principais ligas europeias na temporada 2015/16.  O craque uruguaio marcou nada menos que 40 gols na última edição da Liga Espanhola e o Barça conquistou o bicampeonato da competição. A entrega do prêmio foi feita pelos seus filhos, Benjamín e Delfina, o que emocionou o jogador. “A família é o mais importante na vida”.

O goleador uruguaio mostrou a sua gratidão pelo Barça. “Sou agradecido ao FC Barcelona pela oportunidade que me deu para viver esse sonho”, afirmou. Suárez reconheceu que seu único objetivo ao chegar ao clube catalão era o de vencer a Liga dos Campeões, algo que conseguiu logo na sua primeira temporada. “Ganhei esse prêmio graças aos meus companheiros, que também são responsáveis pelos meus gols ao fazer que as coisas sejam mais fáceis”, destacou.

Messi e Neymar

O goleador do Barça voltou a mostrar o seu carinho pelos companheiros com os quais forma o trio ofensivo mais letal do futebol mundial. “Se no ano que vem eu não ganho a Chuteira de Ouro, espero que ganhe Messi ou Neymar”. Nesse contexto, Suárez contou uma história que mostra o bom relacionamento entre eles.

Ao chegar em casa após a goleada contra o Manchester City (com três gols de Messi e outro de Neymar), seu filho Benjamín lhe esperava com uma pequena dúvida. “Meu filho me perguntou por que eu não tinha marcado gol e lhe respondi que Messi tinha marcado três. Como ele o conhece, também ficou contente”, revelou.

Depoimentos

Antes da entrega do prêmio foi divulgado um vídeo no qual apareciam várias pessoas importantes na vida de Suárez. Entre elas, o técnico da seleção uruguaia Óscar Tabárez que definiu o atacante como “a representação da nossa paixão futebolística”.


OS NÚMEROS DE SUÁREZ NO BARÇA

O craque uruguaio disputou um total de 107 jogos oficiais com a camisa do FC Barcelona e balançou as redes rivais até o momento 93 vezes, uma média de 0,87 gol por partida. Além disso, venceu oito títulos. Entre eles, uma Liga dos Campeões, duas Copas do Rei e duas Ligas Espanhola.