Apresentação de Mateo Kovacic
Kovacic, um ‘catalão’ em Madrid / Francisco Seco-AP/AE

O croata Mateo Kovacic (21 anos) protagonizou umas das maiores gafes de todos os tempos do futebol espanhol na última quarta-feira, na sua apresentação como novo reforço do Real Madrid. Ao ser contratado pelo clube madrilenho por 35 milhões de euros, ele afirmou ter escolhido o clube merengue por se tratar do maior clube do mundo, do qual sempre gostou desde criança, etc. Até aí tudo bem.

Essa e outras frases do gênero são ditas por 99% dos atletas que chegam aos grandes clubes do futebol europeu. Alguns até incluem o típico beijo no escudo. O problema é que a maioria deveria ao menos se informar um pouco sobre o clube do qual afirmam ser torcedores.

Kovacic queria impressionar os ilustres convidados no início da sua apresentação com alguma frase em espanhol. Mas para a surpresa e indignação dos presentes, sua primeira frase foi um ‘Bon dia a tots’ (em português, ‘Bom dia a todos’). Algo simpático se não fosse pelo simples fato de ter sido em catalão, idioma oficial da Catalunha e do eterno rival, o FC Barcelona.

NA CONTRAMÃO

Ninguém sabe se Kovacic foi vítima do seu subconsciente, já que o Barça também se mostrou interessado por ele ou se foi uma brincadeira de mau gosto de algum amigo. O certo é que usar o catalão na área nobre do Santiago Bernabéu causou uma tremenda saia justa, além da indignação de alguns torcedores merengues e gargalhadas em Barcelona.

Para completar, após o seu primeiro treino no Real Madrid, o seu chofer entrou na contramão ao sair do centro de treinamento de Valdebebas, para o riso dos torcedores presentes e do próprio jogador.

“COZINHAR É PRA MULHER”

Não é a primeira vez que Kovacic chama a atenção de todos por alguma frase infeliz. Há alguns anos, durante sua etapa na Inter de Milão, perguntaram para ele em uma entrevista se ele sabia cozinhar. “Eu não cozinho e nunca vou cozinhar. Isso é o trabalho da mulher. O meu é levar dinheiro para casa e dar uma vida mais fácil para minha família”, respondeu, causando uma repercussão desastrosa.


LUCAS DUARTE

Twitter: @LD_BCN

Instagram: @LD_BCN