O lateral hispano-dominicano é o novo reforço do Barça para as próximas cinco temporadas
O lateral hispano-dominicano é o novo reforço do Barça para as próximas cinco temporadas / FCB

O FC Barcelona chegou a um acordo com o Betis para a contratação do lateral-esquerdo Junior Firpo (22 anos). O valor total da transferência foi de 18 milhões de euros, mais 12 em variáveis.

O contrato do jogador hispano-dominicano terá duração de cinco temporadas (até 30 de junho de 2024) e sua cláusula de rescisão é de 200 milhões de euros – aproximadamente 865 milhões de reais.

O atleta chegou em Barcelona na manhã deste domingo e já deu as suas primeiras declarações como novo reforço do Barça. “Estar nesse clube é um orgulho para mim e para minha família”, destacou na sua chegada

Desse modo, Junior Firpo se torna até o momento o quinto reforço para a equipe de Ernesto Valverde que chega nesse mercado de transferências do futebol europeu. Antes dele, foram anunciados Frenkie De Jong, Antoine Griezmann, Neto Murara e Moussa Wagué (que subiu do Barça B ao time principal).

Futuro promissor

Apesar de ter apenas 22 anos, Junior Firpo é um dos talentos mais promissores do futebol europeu. O jogador já vinha mostrando no Betis uma qualidade acima da média e recentemente foi campeão europeu Sub-21 com a Seleção Espanhola.

Nascido na República dominicana no dia 22 de agosto de 1996, Junior chegou a Málaga com seis anos de idade. Ali iniciou a sua trajetória no futebol, nas categorias de base do Atlético Benamiel e, posteriormente, no Puerto Malagueño.

Em 2014 foi contratado para a base do Real Betis, time no qual fez a sua estreia como profissional no dia 12 de fevereiro de 2018, contra o Deportivo La Coruña. O Betis venceu por 1 a 0 em pleno Estádio Riazor.

Na temporada 2018/19 marcou três gols e deu cinco assistências. Agora, terá o desafio de confirmar o seu talento e se adaptar a um dos melhores clubes do planeta.