Iniesta durante o anúncio do adeus
Iniesta não consegui conter as lágrimas durante o anúncio do adeus ao Barça / Manu Fernández-AP/AE

O esporte mais popular do planeta chorou na última sexta-feira. Não só ele. Chorou o Barça, chorou a Catalunha e choramos todos aqueles que admiramos o futebol jogado com classe, astúcia, magia e entrega.

O motivo: Andrés Iniesta anunciou que deixa o FC Barcelona no final da temporada após dedicar 22 dos seus 33 anos ao clube catalão. E com ele escrever uma das mais belas páginas da história do futebol mundial.

Seu destino, o futebol japonês. Mais precisamente o Vissel Kobe. Desse modo, a elite do futebol mundial diz adeus a um dos seus melhores representantes em toda a história.

O anúncio do jogador, feito em uma coletiva na Cidade Esportiva Joan Gamper, em Barcelona, já era algo esperado dentro do clube. Mesmo assim, todos mantinham de forma privada um desejo de que esse anúncio jamais ocorresse.

Infelizmente, esse dia chegou e o futebol mostrou mais uma vez que, como na vida, tudo tem o seu fim. Nesse caso, um final feliz. Uma saída orgulhosa, plena e com a sensação de ter feito um trabalho extraordinário, ao alcance de poucos. E de ter feito todos, sem distinção de sexo, cor, raça ou religião, admirarem o seu estilo único de jogar futebol.

“Foi uma decisão muito meditada, muito pensada a nível interno, comigo mesmo, a nível familiar“, explicou Iniesta, na presença de familiares, dirigentes, companheiros de clube e varios jornalistas.

Foram 32 títulos com a camisa azul-grená (já somando o título espanhol dessa temporada) e mais os que ganhou pela seleção espanhola. Tanto o Barça como a Espanha viveram os seus melhores momentos com Iniesta em campo. Aquele gol contra o Chelsea no Stamford Bridge jamais sairá das nossas memórias. E o contra a Holanda, na final da Copa de 2010, também.


Uma grandeza absoluta, universal, conquistada com simplicidade, discrição e humildade. As mesmas características que lhe acompanharam durante toda a sua trajetória professional. Particularmente, tive a oportunidade de conhecê-lo quando ele ainda lutava por conquistar seu espaço como profissional do Barça. Na ocasião, fiz algumas perguntas ao que até então era uma jovem promessa.

Entre elas, perguntei se ele acreditava que poderia escrever o nome na história do Barça como muitos outros fizeram. De forma tímida, porém confiante, respondeu: “Acredito que sim, farei o impossível para isso”. Uma década e meia depois, ninguém pode negar que ele atingiu o objetivo com sobras.

Na última semana, a revista France Football pediu perdão ao jogador por nunca ter dado uma Bola de Ouro a ele. Não importa, para os admiradores do futebol em todo o mundo, ele já ganhou esse prêmio há muito tempo. E quando todos deveriam agradecer Iniesta pela magia proporcionada todos esses anos, ele vai e surpreende de novo: “Quero agradecer a todos, isso não seria possível sem vocês”.

Abaixo, fique com uma seleção de alguns grandes momentos de Andrés Iniesta com a camisa do FC Barcelona. Imperdível!