Júlio César ganhou o status de herói nacional com a brilhante defesa no pênalti cobrado por Forlán. Foto: Pedro Vilela - Agência I7/AE

Júlio César precisava de uma atuação como a que teve diante do Uruguai. Considerado como um dos principais culpados da eliminação do Brasil na última Copa do Mundo, o goleiro viveu dias de angústia e sofrimento. Muitos pensavam que ele inclusive nem voltaria à Seleção Brasileira. Mas ele voltou. E contra o Uruguai ele mostrou porque foi considerado durante anos um dos melhores goleiros do planeta.

Parou o pênalti do Forlán, segurou o ímpeto uruguaio e esteve ali quando o time e a torcida brasileira precisaram. Acabou eleito o MVP da partida que classificou o Brasil para a final da Copa das Confederações 2013, um feito que até então tinha sido exclusividade do Neymar. “Me senti um Neymar, um Fred, realmente um jogador desses que sempre decide”, declarou na coletiva desta quinta-feira, ainda em Belo Horizonte.

O goleirão confessou que na hora do pênalti buscou desconcentrar o atacante Forlán, que foi seu companheiro de time durante um ano na Inter de Milão. “Falei para ele: você vai bater forte, no meio. Ele riu. Acho que tirei uma opção dele. Não sei o que fiz acabou sendo decisivo, mas no final deu tudo certo”, explicou. Se foi isso ou não, o certo é que ele virou o herói do Brasil.