Herói no Paraguai e no Newell´s Old Boys, da Argentina, Tata Martino se apresenta nesta sexta-feira como novo técnico do Barça. Foto: Bernat Armague AP/AE

O FC Barcelona já tem oficialmente um substituto para Tito Vilanova. O clube catalão confirmou nesta terça-feira a contratação do treinador argentino Gerardo ‘Tata’ Martino (50 anos) para as próximas duas temporadas.

O Barça aposta por um seguidor da sua filosofia de futebol para tentar dar continuidade aos títulos e ao jogo bonito que se tornou a referência mundial da última década. “A ligação do Barça me pegou de surpresa, mas me deixou muito orgulhoso. É um desafio enorme””, confessou o novo técnico culé.

Tata Martino chega com um currículo respeitado na América do Sul. É ídolo no Paraguai, onde conquistou títulos nacionais e levou a seleção paraguaia às quartas-de-final da última Copa do Mundo e à final da Copa América 2011. Também é considerado um herói na história do Newell´s Old Boys, da sua Rosário natal (Argentina). Ali, conquistou títulos como jogador, como técnico e recentemente levou seu time do coração às semifinais da Copa Libertadores.

É o grande ídolo de Jorge Messi, pai de Leo Messi. Todos, de Rosário. Messi inclusive não escondeu a alegria com a novidade. “Que surpresa maravilhosa ”, afirmou o melhor jogador do mundo ao saber da notícia. A familia Messi também aproveitou para desmentir nesta quarta-feira os rumores que insinuavam que essa amizade teria alguma influência na escolha . “Isso não existe, a decisão é exclusivamente do clube”.

O certo é que a razão da contratação de Tata Martino pelo Barça foi a ´sorte´ dele ter sido comandado no Newell´s Old Boys pelo técnico Marcelo Bielsa. Um encontro que mudaria a sua forma de ver o futebol e que, anos mais tarde, o destino transformaria no fator crucial para essa oportunidade única de treinar o FC Barcelona.  ´El Loco´ Bielsa também é a principal referência como técnico de Pep Guardiola, o homem que modernizou e consagrou o estilo de jogo do FC Barcelona.

A obsessão pelo domínio da posse de bola, a marcação na saída de jogo do adversário, a análise minuciosa do rival, a troca de passes com inteligência e alta velocidade e a aposta pelos talentos formados nas categorias de base são alguns exemplos que unem essas três mentes futebolísticas com o ideal de jogo do Barça. E por isso a decisão do clube catalão em contratar Tata Martino como substituto de Tito Vilanova. O espanhol Luis Enrique era a outra opção ao cargo.

O treinador argentino parece entender a filosofia do clube com relação ao futebol. “Conhecemos a história do Barça e sabemos que sempre respeitam um estilor. Tenho que ver  o que posso oferecer a um elenco tão bom como o do Barcelona. O clube tem um estilo de jogo definido e somos nós que necessitamos nos adaptar a ele”, disse Tata Martino na coletiva de despedida do Newell´s.

Gerardo Daniel Martino será apresentado nesta sexta-feira, às 12h15, na secretaria do clube,no Camp Nou. Posteriormente, às 13h, dará sua primeira coletiva no Auditório 1899, situado no complexo esportivo do estádio culé. Tata Martino será o quarto treinador argentino na história do Barça, após o lendário Helenio Herrero (1958-60 e 1980-81), Roque Olsen (1965-67) e César Luis Menotti (1983-84). Se Tata vai triunfar ou não, só o tempo dirá, mas ao menos a coerência do clube foi mantida com a escolha.