Pep Guardiola será o treinador do Bayern de Munique a partir de junho de 2013. Foto: Petr David Josek / AP

“Habemus Pep”. O presidente do Bayern de Munique, Uli Hoeness, usou estas palavras para anunciar oficialmente na última quarta-feira a contatação do técnico Pep Guardiola (41 anos) pelas próximas três temporadas. Como se tratasse da aparição de um novo Papa. O certo é que o técnico mais vitorioso dos últimos anos decidiu acabar com o seu particular período sabático e voltará ao trabalho a partir do próximo verão europeu.

Pep Guardiola surpreendeu o mundo pela escolha do seu novo destino. Após a sua saída do FC Barcelona muitas hipótesis surgiram e a que menos parecia provável virou realidade. A estrutura do clube mais vitorioso do futebol alemão falou mais alto que os petrodólares do Chelsea e PSG, entre outros.

E tanto a Bundesliga como a Alemanha de um modo geral sempre receberam os melhores elogios do treinador catalão. O acordo foi fechado no último mês de dezembro, mas Guardiola preferiu não revelar antes até por respeito ao atual técnico do Bayern, Jupp Heynkes. Era um segredo trancado a sete chaves até para o seu círculo mais íntimo de amigos.

O ex–técnico do Barça aterrizará na Alemanha como se fosse uma espécie de Mago Merlin do futebol. A felicidade coletiva em terras bávaras pela sua contratação é algo inédito. Todos esperam ser testemunhas de novas doses de magia esportiva como as que tantas vezes ele mostrou no Barcelona e que lhe rendeu o respeito de todo um planeta.