Guardiola
Foto: Lucas Duarte

O clamor popular parece ter sensibilizado o técnico do FC Barcelona, Pep Guardiola. A pressão para que ele renovasse seu contrato o antes possível com o Barça era tanta que começou a criar uma atmosfera de ansiedade no clube. Diante desse panorama, o único treinador na história do futebol a ganhar todos os títulos em jogo numa mesma temporada teve o seu particular ´Dia do Fico¨ no clube catalão.

O Barcelona convocou uma coletiva de última hora, quarta-feira passada (20/01), no estádio Camp Nou e anunciou um pré- acordo com Guardiola de, como mínimo, até junho de 2011. “Preferia ter decidido isso mais tarde, mas sei que em outro lugar não estarei melhor que aqui”, afirmou Guardiola. O curioso é que o contrato de momento é de palavra. Pep se comprometeu de ficar um ano mais e de pactar seu novo contrato com o sucesor do presidente Joan Laporta, já que o Barça vive um ano de eleições.

A decisão do técnico foi aplaudida por todos os barcelonistas e acalmou os ânimos dos sócios, da torcida e da diretoria. Guardiola é unanimidade no atual mundo do futebol e após sua proeza de conquistar todos os títulos no seu primeiro ano como profissional, os grandes clubes da Europa vieram correndo atrás dele. Mas o técnico catalão, que há poucos días cumpriu 39 anos de idade, 20 deles dedicados ao Barcelona (foi inclusive gandula no Camp Nou), seguirá no seu clube de coração. Ao menos de momento…

Rafael Yuste (vice-presidente del FCB), Joan Laporta, Pep Guardiola e o secretário-técnico, Txiki Begirinstain. Foto: FC Barcelona