Guardiola:

Quatro temporadas e 13 títulos depois, Pep Guardiola diz adeus ao FC Barcelona. O anúncio da sua saída do clube catalão foi realizado oficialmente nesta sexta-feira, no estádio Camp Nou, em Barcelona, numa entrevista coletiva extraordinária que contou também com a presença do presidente do Barça, Sandro Rosell e do diretor-geral, Andoni Zubizarreta.

Guardiola reconheceu que já havia tomado essa decisão há tempos, mas que preferiu manter tudo em segredo para o bem da equipe durante a temporada. “Não podia dizer isso publicamente nem aos meus jogadores porque seria algo problemático”, afirmou. O técnico catalão deixará o Barça no final da temporada como o treinador mais vitorioso da história do clube.

Ninguém imaginava que a aposta da antiga diretoria do Barcelona seria a melhor de todas. Guardiola saía de um bom trabalho nas categorías de base do clube quando soube que assumiria o posto deixado pelo holandês Frank Rijkaard. E o que ele fez desde o dia 13 de agosto de 2008 (data da sua estréia oficial pelo Barça) já entrou para a história do esporte mais popular do planeta.

Guardiola vai deixar saudades ao torcedor do Barcelona. Ninguém ganhou mais que ele em tão pouco tempo, nem foi fiel a um estilo único de praticar futebol que encantou todo o planeta. Uma glória que também teve seu preço: o desgate. “Essa é a principal razão para minha saída. Necessito recuperar-me do desgaste sofrido nesses anos. Vou com a sensação do dever cumprido. Muito obrigado”, disse, visivelmente emocionado.

Para não perder essa filosofia de trabalho, a atual diretoria do clube catalão indicou Tito Vilanova, auxiliar-técnico do Barça e amigo de Guardiola, como o novo treinador da equipe para a próxima temporada. Quem ainda não tem o futuro definido é o próprio Guardiola. “Cedo ou tarde voltarei a trabalhar, mas agora mesmo não me interessa”, confirmou Pep Guardiola.