LFP e AFE anunciaram o fim da greve e regressa o futebol na Espanha.

Este fim de semana volta a Liga Espanhola e você poderá fazer a Loteria Esportiva novamente com toda a tranquilidade. Depois de uma reunião de mais de 13 horas, a Liga de Futebol Profissional (LFP) e a Associação de Futebolistas da Espanha (AFE) chegaram a um acordo. O pacto econômico estabelece umas garantias em prazos e quantidades para que os mais de 200 jogadores de primeira e segunda divisão que permanecem sem cobrar salários atrasados possam normalizar a sua situação.

O problema pelo qual a atual Lei Concursal para empresas permite que alguns clubes não paguem os salários aos jogadores e sigam realizando contratações milionárias fez com que a AFE tomasse a difícil decisão de convocar uma greve.  Com isso, a primeira rodada da Liga Espanhola BBVA 2011/12 foi suspensa na semana passada.

Ao que tudo indica, os advogados e os próprios responsáveis da AFE, com Luis Rubiales como presidente foram muito exigentes, mas chegaram a um acordo. A AFE conseguiu as garantias suficientes e por escrito como para que a situação econômica dos jogadores que não cobram ou estão em clubes imersos no Corcurso de Credores possam iniciar os campeonato com segurança. A greve na Liga Espanhola pelo visto lançou moda. Os jogadores da Série A do Calcio estão muito próximos de fazer o mesmo e por motivos similares.