***´Túnel do Tempo´ é uma seção do blog LD Sport News onde se poderá ver entrevistas e reportagens antigas produzidas pelo jornalista Lucas Duarte. Personagens conhecidos que se destacaram em algum momento no cenário esportivo europeu e que, muitos deles, ainda seguem com a moral alta no Velho Continente.

Desta vez, você poderá conferir uma reportagem sobre o ´Fenômeno´ Ronaldo publicada no Brasil e na Europa em janeiro de 2004, num dos melhores momentos dasua brilhante carreira. O ilustre protagonista é nada menos que o maior centroavante que o mundo já viu jogar. Na última segunda-feira (14/02/11), ele anunciou o seu adeus definitivo dos gramados. O fato deixou o esporte mais popular do planeta órfão de um dos maiores gênios da história.***

Com a camisa do Real Madri Ronaldo recebeu seu terceiro FIFA World Player e sua segunda ´Bola de Ouro´. Foto: divulgação

Rua General César Obino, número 114, Bento Ribeiro, periferia do Rio de Janeiro. O endereço indica o modesto lar da familia Nazário de Lima. O chefe da casa é o “seu” Nélio, um simples funcionário da Telerj, extinta empresa estatal de telefonia carioca. O salário não é lá essas coisas, mas junto com sua esposa Sônia, consegue manter uma vida honrada para os dois filhos, Nelinho e Ione.

A situação, que já não era fácil, ganha ares de preocupação com a notícia de que Sônia está novamente grávida. A felicidade é evidente, mas diante da realidade econômica da família, é necessário pensar um pouco em como lidar com a chegada de um terceiro filho. O que Nélio e Sônia não imaginavam é que o menino que nasceria no dia 22 de setembro de 1976, sob a alcunha de Ronaldo Luís Nazário de Lima, iria mudar não só a vida dos dois, mas também de toda a família e pessoas que o cercavam.

A aversão aos livros e o contato com a bola desde criança davam todos os indícios que a vontade daquele garoto seria a mesma de muitos daquela geração e também dos dias atuais: ser jogador de futebol. Muito novo começou a mostrar um sorriso fácil, sinal característico que mais tarde viria a ser uma de suas marcas registradas. Outro símbolos da infância eram o cabelo encaracolado e o apelido de “Dadado”, recebido dos irmãos mais velhos.

Ronaldo só começaria a falar com três anos de idade, justo quando já era um espectador assíduo das peladas rotineiras que seu pai realizaba com os amigos. O pequeno fenômeno começava assim uma trajetória de expressão que superaria de longe os limites verbais.

Um começo padrão

Menino pobre de suburbio carioca tentando encontrar vaga em algum clube do Rio de Janeiro. Quem já não ouviu falar dessa história? Reprovado no Flamengo, onde na verdade não quiseram apostar nele, o menino dentuço foi tentar a sorte em outro lugar. Jogou futebol de salão, fez de tudo, até conseguir uma vaga no pequeno São Cristóvão. Sua trajetória meteórica depois disso foi imparável.

Foram gols pelo Cruzeiro, PSV Eindhoven, Inter de Milão e também pelos poderosos Barcelona e Real Madrid, da Espanha. Ele também impressiona quando o assunto é a seleção brasileira, a equipe mais mágica do mundo. São três Copas do Mundo e dois títulos. Sua estréia pelo Brasil aconteceu aos 17 anos, como o Rei Pelé. O menino de Bento Ribeiro (RJ) cresceu, ficou ágil, veloz e se transformou no maior goleador dos últimos anos.

Foi eleito três vezes o melhor jogador do mundo, ganhou todos os prêmios possíveis e, principalmente, calou a boca de muitos pessimistas do mundo

Com o jornalista Lucas Duarte numa conversa no estádio Olímpico de Montuic, em Barcelona. Foto: LD Sport News.

inteiro, que diziam que ele não jogaria mais após o drama da segunda cirurgia. Para esses, ele reservou nada menos que o pentacampeonato no Mundial da Coréia e Japão, em 2002, e, de quebra, como artilheiro.

Fenômeno em números

Agora o passado fica um pouco de lado e entra em cena o presente. Muda o ano, mas o fenômeno, não. Mais uma vez ele está no auge. Nesta temporada (2003/04) o craque já soma 22 gols em 31 partidas pelo Real Madrid, média de um gol a cada 116 minutos. Caminha rumo a sua segunda “Bota de Ouro”, prêmio concedido para o maior artilheiro da temporada dentro das principais ligas européias. Na briga pelo prêmio está o também brasileiro Ailton, do Werder Bremen, com 21 gols, o sueco Larsson, do Celtic, e o francês Henry, do Arsenal, ambos com 20 gols.

Outro fator que chama a atenção é que as lesões parecem estar dando um descanso para o craque. De todos os “galácticos” do time merengue, Ronaldo é o único que não ficou de fora de nenhum jogo devido a alguma contusão. Ele é o quarto jogador mais utilizado pelo técnico Carlos Queiróz na temporada, com 2.555 minutos. Só perde para seus companheiros Raul Bravo (2.860), Michel Salgado (2.775) e o goleiro Casillas (2.700). Na liga espanhola, acabou dez partidas das 20 que jogou e participou de 17 jogos consecutivos. Um recorde pessoal.

“Mister efetividade”

Há mais de 50 anos não surgia alguém tão efetivo como o ´Fenômeno´ no futebol espanhol. Desde sua estréia pelo Real Madri, em 6 de outubro de 2002, contra o Alavés, Ronaldo marcou em 58,8% das partidas em que atuou (51 até aqui e marcou em 30 delas). Com essas cifras, ele já superou até o último grande artilheiro neste quesito, o mexicano Hugo Sánchez, que em sete anos pelo Madri, marcou 119 gols em 207 partidas, uma média de 57,5%.

Um exemplo disso foi a partida do último sábado, diante do Villarreal, no Santiago Bernabéu, em Madri. Ele disparou quatro vezes contra a meta adversária. Três delas foram a gol e uma dessas se transformou num golaço. Sua parceria com Raul no ataque merengue (“La Doble R”, como são chamados pelos espanhóis) também navega em águas calmas, ao contrário do que dizem alguns jornais. Ambos marcaram, juntos, 37 dos 68 gols do Madri até o momento.

Com a Seleção Brasileira se converteu no maior artilheiro da história das Copas, com 15 gols ao todo. Foto: divulgação CBF

Formam a melhor dupla de ataque da Europa, levando em conta os parâmetros para a ´Bota de Ouro´. Em termos absolutos, só são superados pela dupla do Celtic, da Escócia, Larsson e Sutton, com 39 gols. Só que vale lembrar que não há comparação entre a dura liga espanhola e a escocesa, onde só os Rangers fazem frente aos católicos.

Fenômeno em popularidade

De menino pobre a embaixador mundial da ONU (Organização das Nações Unidas). No meio disso tudo, muitos gols, mulheres e fama. Numa pesquisa realizada ano passado, o Fenômeno apareceu como a personalidade latino-americana mais conhecida pelos espanhóis. Ficou à frente do eterno ditador cubano, Fidel Castro, e do mais importante escritor vivo da atualidade, o gênio Gabriel Garcia Marquez.

Alguns pseudo-entendidos de futebol teimam em dizer que ele é uma criação da mídia, mas se esquecem de reparar que a mídia é que parece ter sido criada para ele. Tudo que ele toca vira ouro, tudo que usa vira objeto de desejo. Tudo que faz dentro e fora de campo, todos querem saber. Parece muito para um jovem de 27 anos, não?

Para os outros sim, menos para ele. “Quero ganhar tudo esse ano. A liga européia, a espanhola e a Copa do Rei. Ainda quero ser o artilheiro e igualar ou superar meu número de gols da temporada 96/97”. Olhando pra trás e vendo o “Dadado”, hoje ninguém duvida de mais nada que ele possa fazer. E na Espanha, não seria surpresa nenhuma se o Fenômeno aparecesse qualquer dia desses com a coroa do Rei Juan Carlos. Porque rei sem coroa ele já é.