Pep Guardiola se converteu no técnico mais vitorioso nos 112 anos de história do FC Barcelona, um clube onde leva toda uma vida. Foto: LD Sport News.

A sensação para os torcedores do  FC Barcelona é de que estão dentro de um filme. Mais precisamente naquela clássica comédia romântica protagonizada por Bill Murray e Andie MacDowell, conhecida no Brasil como Feitiço do Tempo (Groundhog Day, 1993). Murray – que interpreta um repórter de televisão – é enviado para cobrir o “Dia da Marmota”, num remoto povoado do Estado da Pennsylvania. Algo espantoso ocorre e ele fica preso no tempo. Acorda todas as manhãs e vê que acontecem exatamente as mesmas coisas do dia anterior.

Desde que o técnico Pep Guardiola assumiu o comando do Barça em 2008 o torcedor do clube vive um constante “Dia da Marmota”. Acordam e voltam a ver o seu time campeão. Um dia sem fim que – ao contrário do que acontece no filme – os protagonistas não querem que acabe. Com a vitória por 2 a 0 sobre o FC Porto na final da Supercopa da Europa, disputada no estádio Louis II, em Mônaco, na última sexta-feira, Guardiola entrou definitivamente para a história do clube catalão como o treinador mais exitoso de todos os tempos.

Foi seu 12º título em pouco mais de três temporadas como treinador do Barça. Superou o mestre Johan Cruyff, um mago da bola que como técnico do ´Dream Team´ do Barcelona ensinou a Guardiola um estilo que ele soube aperfeiçoar e elevar ao estado de arte. O holandês Cruyff necessitou oito anos para conseguir 11 títulos com o clube catalão. Seu pupilo superou a marca em pouco mais de três anos. Além de oferecer um futebol angelical para o torcedor.

O FC Barcelona é o maior campeão da Europa, com 15 títulos. Tudo graças à doce rotina de títulos conquistados na Era Guardiola. Foto: Manu Fernandez AP/AE

A Supercopa da Europa deste ano foi o 15º título continental vencido pelo FC Barcelona, que superou o AC Milan (14) e se converteu no maior campeão do Velho Continente. Não só isso, passou a ser o clube do futebol espanhol com maior número de títulos oficiais, com 74 ao todo, um a mais que o eterno rival, Real Madri. A dimensão do que está fazendo esse Barça de Guardiola não se pode medir agora. Só o tempo dará a devida transcendência para este que já é considerado por muitos o melhor time da história.

Além de tudo, Guardiola é nobre. Na celebração do título em Mônaco, a torcida do Barça começou a entoar cânticos contra o rival Real Madri. Com apenas um gesto de desaprovação com o dedo em direção à torcida, conseguiu que parassem de insultar um oponente que nem estava em campo. Um dedo que almeja a paz e o respeito, ao contrário de outros dedos mal-intencionados que existem por aí.