O FC Barcelona teve uma ideia do que é capaz o ódio dos fanáticos políticos nesse período de eleições no Brasil. O clube catalão recebeu nesta semana uma série de ataques dos apoiadores do candidato à presidência, Jair Bolsonaro, cujas ideias – ou a falta delas – simbolizam o atraso e a falta de empatia para uma convivência sadia em qualquer sociedade.

Tudo começou com uma notícia publicada na última terça-feira pelo diário catalão Sport, que assegurava que o Barça teria decidido reduzir a participação de Ronaldinho Gaúcho em eventos representativos do clube e que – sempre segundo o jornal – iriam retirar dele o cargo de embaixador do clube pelo apoio dado ao candidato da extrema direita brasileira.

Muitos jornais e sites brasileiros reproduziram a notícia no Brasil e alguns preferiram acrescentar o ‘detalhe’ de que o clube já teria tomado essa decisão. Sem checar fontes nem comprovar a veracidade do fato, algo comum no jornalismo atual. Com isso, os apoiadores do Bolsonaro não demoraram para dar uma mostra do show de horrores que são capazes de proporcionar nas redes sociais. Abaixo, alguns exemplos.

Exemplos de algumas mensagens enviadas ao Barça por seguidores do Bolsonaro

O posicionamento do Barça

No mesmo dia, durante uma coletiva do anúncio da pré-temporada 2019 na Ásia e de outros temas da atualidade culé, o porta-voz do clube catalão, Josep Vives, foi questionado sobre o assunto. Ele confirmou a inexistência do fato, mas diante da repercussão do caso não descartou que alguma decisão poderá ser tomada no futuro.

“Agora não existe nenhuma decisão tomada, mas analisaremos atentamente a evolução desse caso, pois é um caso que nos preocupa do ponto de vista lógico da repercussão que possa ter para a imagem do clube”, afirmou. “Veremos mais adiante”, acrescentou.

Entretanto, deixou clara a posição do Barça. “Nós defendemos alguns valores cívicos e democráticos que evidentemente não concordam com as ideias e pronunciamentos que escutamos desse candidato”, disse. “Mas respeitamos a liberdade de expressão de todas as pessoas, especialmente a de Ronaldinho”, completou.

Por outro lado, o clube catalão ainda não fez nenhuma declaração sobre os ataques sofridos nas redes e se poderia tomar alguma medida jurídica contra os ataques que superem o limite da educação e respeito.

Ideologias incompatíveis

A luta do Barça ao longo da sua história contra personagens com um perfil similar ao de Bolsonaro é algo público e notório. Por tudo isso, é incompatível com a ideologia do clube que um dos seus embaixadores associe a sua imagem aos valores defendidos por uma figura como o Bolsonaro, repleto de declarações execráveis ao longo da sua carreira política e de condenações em processos relacionados com ofensas, racismo e homofobia.

A repercussão do caso vai aumentar a pressão da torcida sobre o assunto. Resta saber como o Barça vai lidar com isso e se alguma decisão será tomada. Porque até o momento isso não foi feito e todo os ataques nas redes sociais foram gratuitos, baseados em um fato inexistente.

O que mais uma vez ficou clara foi a postura de grande parte dos seguidores desse candidato contra qualquer um que discorde das suas opiniões, um fanatismo cego que inclusive já foi e segue sendo destaque nas próprias redes sociais e em jornais e TV’s de todo o mundo.