Pedro foi mais uma vez decisivo numa final. Marcou o primeiro gol da vitória do Barça por 3 a 1 sobre o Manchester United, em Wembley. Foto: Matt Dunham AP/AE

Em 1992 o FC Barcelona deu um salto em estrutura e mentalidade ao conquistar sua primeira Champions League com uma vitória sobre a Sampdoria por 1 a 0, em Wembley, Londres. Um golaço de falta de Koeman na prorrogação colocou o Barça definitivamente entre os grandes clubes do futebol europeu. Não só isso. O ´Dream Team´ do técnico holandês Johan Cruyff deu as primeiras mostras de um estilo de jogo que marcaria um antes e depois na história do clube.

No último sábado, o Barça voltou ao lendário estádio inglês para completar um ciclo vitorioso quase duas décadas após a conquista que mudou para sempre a sua trajetória esportiva. O clube catalão deu uma lição de futebol na grande final da Champions League com uma vitória insultante por 3 a 1, sobre o Manchester United do técnico Alex Ferguson. O Pep Team transformou os famosos ´Diabos Vermelhos´ em anjinhos inocentes e conquistou o quarto título da Champions League na sua história.

Foi uma exibição para todo o planeta na ocasião mais perfeita para coroar o seu estilo de jogo. O mundo do futebol se rendeu aos pés do Barça no campo mais sagrado da Europa, o santuário de Wembley. Foi a terceira Champions League do clube catalão nos últimos seis anos. É o clube mais vitorioso deste século, que possui um técnico único e jogadores que realmente fazem a diferença. Não dá para pedir mais.

El Barça conquistou su quarta Champions League com uma exibição histórica no estádio de Wembley. Foto: Matt Dunham AP/AE

E não adiantou o vulcão islandês tentar impedir a presença da torcida do Barça. 25 mil torcedores culés deram um show nas arquibancadas de Wembley. Também não adiantou o juiz Viktor Kassai validar o gol irregular de empate de Rooney, sete minutos após Pedro abrir o placar para o Barcelona. Messi e Villa trataram de colocar as coisas no seu devido lugar. O Barça de Messi é o mais recente tetracampeão europeu e a referência de toda uma geração. Uma equipe cujo limite parece ser o infinito. Eternos. (Confira neste link os gols do título do Barcelona em Wembley)