Federico Winer durante a palestra no HYPE Sports Innovation, em Moscou.
Federico Winer durante a palestra no HYPE Sports Innovation, em Moscou.

Todos os setores da sociedade se encontram em um constante processo de transformação digital. E o mundo do esporte, especialmente o futebol, é o que mais está vivendo essa revolução tecnológica.

Aproveitando o início da Copa do Mundo da Rússia 2018, o maior evento esportivo do planeta, o Marriot Grand Hotel, em Moscou, foi o cenário do Hype Sports Innovation, um congresso sobre inovações no setor.

O evento reuniu mais de 150 profissionais de 30 empresas de todo o mundo. Entre os palestrantes, o Diretor de Entretenimento para Indústrias da empresa alemã SAP, Federico Winer (37 anos), que também é professor do Mestrado em Gerenciamento Esportivo na Universidade de Loughborough, em Londres.

Argentino da cidade de Banfield, Winer vive atualmente na Alemanha e recebeu a reportagem do LD Sport News para uma entrevista exclusiva no escritório da SAP, em Moscou, onde falou sobre as principais novidades nesse contexto.

Entre as principais declarações, um alerta para as empresas esportivas, clubes e federações que seguem ancorados em um modo antiquado de fazer as coisas e que, principalmente, não estão abertos às mudanças.

“O esporte está metido em uma revolução tecnológica imparável. Quem quiser ignorá-la é livre para isso, mas tem que ser consciente que vai ficar atrás no mercado”, declarou Winer. “No esporte estamos vendo grandes transformações, tanto para torcedores, clubes, federações, nas transmissões de jogos, na análise dos dados, enfim, em todos os pontos que envolvem uma competição”, acrescentou.

Crescimento dos eSports

Outro tema relevante nesse cenário é o crescimento dos eSports, as competições de jogos eletrônicos que a cada dia ganham milhares de novos adeptos em todo o mundo. “Os eSports chegaram para ficar, é um mercado em ebulição e a previsão é que em 2018 consigam um faturamento global de um bilhão de euros (4,3 bilhões de reais)”, ressaltou.

“Possuem 700 milhões de jogadores dos quais 380 são consumem os produtos e definitivamente os clubes e federações já precisam ter uma estratégia única para os eSports”, completou.

Novidades para o futuro

Questionado sobre as principais novidades para um futuro próximo, Winer explicou que as mudanças estão relacionadas principalmente com a mudança do comportamento do consumidor. “Há tempos o torcedor já não é um ser estático, que consume apenas o que a televisão transmite. Agora interagem com o conteúdo”, disse.

“No futuro todos os dados adicionais ao evento em si estarão mais ao nosso alcance e vamos poder ver uma partida de acordo com os nossos gostos, de uma forma customizada”, comentou. “Já não vamos depender das imagens de transmissão convencionais de uma partida e a realidade virtual e aumenta nos darão outro ponto de vista sobre essa paixão do século XXI que é o esporte”, concluiu.

No vídeo abaixo, veja também as grandes novidades que existem atualmente na área de tecnologia voltada ao esporte. Imperdível!