Segundo o diário ´El Confidencial´, Gerard Piqué foi um dos jogadores mais investigados na etapa de Guardiola como treinador do FC Barcelona. Foto: Felipe Sampaio Quintanilla / AE

Ao menos no FC Barcelona o ato de espiar os seus jogadores é mais antigo que andar pra frente. Mas ninguém imaginava até que ponto esse tipo de controle podia chegar. O diário ´El Confidencial´ revelou que o FC Barcelona contratou a empresa de detetives Método 3 na etapa de Guardiola como técnico. O objetivo era comprovar se alguns jogadores realmente respeitavam as normas de conduta imposta pelo técnico catalão.

O principal alvo dessa espionagem teria sido o zagueiro Gerard Piqué, entre 2008 e 2010. A vigilância sobre ele teria sido intensificada após o início do seu relacionamento com a cantora colombiana Shakira. Segundo o mesmo diário, o Barça teria pagado un total de cinco mil euros pelo seguimento ao jogador e também teria usado os serviços dessa empresa para vigiar Ronaldinho Gaúcho, Deco e Eto´o  na etapa do técnico Frank Rijkaard.

A empresa Método 3 está sendo investigada por um possível caso de espionagem contra políticos espanhóis (por ordem de outros políticos). A notícia relacionada com o Barça já tinha sido publicada na revista Interviú em 2010 e para muitos se tratou de uma ´tática de guerrilha´ que ela voltasse a aparecer numa semana em que o Barça e o Real Madrid se enfrentam duas vezes. A intenção seria tentar criar problemas internos no clube catalão antes dos jogos. Estratégia ou não, esse assunto ainda vai dar muito o que falar.