Luis Suárez pediu desculpas neste domingo através do site oficial do Liverpool: "Cometi um erro e lamento muito. Deveria ter cumprimentado o Evra", afirmou. Foto: Tim Hale AP/AE

O clássico entre o Manchester United e o Liverpool disputado no último sábado, no Teatro dos Sonhos de Old Trafford, em Manchester, por si só já era a grande atração da rodada do fim de semana da Premier League 2011/12.

Mas o duelo também contava com o detalhe sórdido de marcar o reencontro entre o lateral Patrice Evra e o atacante Luis Suárez. Isso após o incidente entre ambos que resultou numa punição de oito jogos ao uruguaio por ofensas racistas.

E aí deu no que deu. Luiz Suárez se negou a cumprimentar Evra durante o tradicional aperto de mãos prévio ao jogo. O francês se irritou e agarrou o braço do uruguaio, que se safou. Durante a partida, a tensão entre ambos era palpável.

Evra foi tomar satisfações com Suárez no túnel dos vestiários durante o intervalo, mas foi contido por seus companheiros. No final do jogo, o francês se vingou celebrando o triunfo da sua equipe na cara de Suárez, que se fez de cego (Veja o momento em que Suárez se recusa a cumprimentar o francês Evra).

As imagens deram a volta ao mundo e a polêmica se armou novamente de forma imediata. A história parece a briga de duas crianças num pátio de colégio, que ganhou grandes proporções. Nenhum dos dois agiu bem. Se Evra ficasse quieto e não armasse todo o show que montou sairia por cima da situação. Afinal todos viram o que aconteceu. Então, não adianta tentar apagar um incêndio com pólvora.

Já Luis Suárez deveria ser enviado especialmente para a final da atual Copa da África.  E que alguém lhe obrigasse a apertar a mão de todos os finalistas, dos técnicos e do maior número de torcedores possível. Quem sabe aprende de uma vez que racismo é doença e comece a buscar a cura. Mudando de assunto e falando de futebol, o polêmico encontro acabou com a vitória do Manchester United por 2 a 1, com dois gols de Rooney. Luis Suárez marcou para o Liverpool. Mas tudo isso ficou em segundo plano.