Adriano
Adriano na sala de imprensa do estádio Camp Nou, em Barcelona. Foto: LD Sport News

O lateral Adriano Correia Claro (Curitiba, 1984) não podia imaginar ao aterrizar em Sevilha há quase seis anos que se transformaria na principal referência do futebol da capital do Paraná na Liga Espanhola. Muitos outros já brilharam por aqui, mas por alguma razão desconhecida, os grandes nomes dessa lista sempre saíram do interior do Estado.

Revelado pelo Coritiba FC – seu clube do coração -, Adriano chegou ao Sevilla em 2004 disposto a conquistar seu espaço no Velho Continente. Conseguiu muito mais. Ganhou títulos na Espanha, na Europa, marcou gol em final da Copa da UEFA e se converteu num dos pilares de um time que se transformou numa potência do futebol europeu nos últimos anos.

Com somente 25 anos, Adriano pode se orgulhar de ser o curitibano mais vitorioso na Europa. E Curitiba agradece. Para falar um pouco sobre o tema e muito mais, o craque do Sevilla recebeu o “LD Sport News” para uma exclusiva na sala de imprensa do estádio Camp Nou, sábado passado (16/02), em Barcelona, após o confronto contra o Barça pela 18ª rodada da Liga Espanhola 2009/10. Acompanhe!

LD Sport News – O que representa para você ser o curitibano de nascimento que mais triunfos acumula no futebol europeu?

Adriano – Um motivo de muito orgulho para mim e também para as pessoas que sempre me apoiaram, como os meus pais e a minha esposa. Afinal, não é fácil você sair do seu país e lutar pelos seus objetivos longe de casa. Também contei com a ajuda do Daniel Alves (hoje no Barcelona), do Renato e do Julio Baptista. Os três foram fundamentais para minha adaptação e sou muito agradecido à eles. Fico feliz pelo reconhecimento dos torcedores. Acredito que é fruto de um trabalho bem feito.

LD Sport News – Você viveu a transformação do Sevilla. O clube passou de ser um time ‘médio’ na Espanha a uma potência da Europa. Qual o segredo desse salto de qualidade?

Adriano – Quando cheguei em 2004 o Sevilla tinha um projeto de se manter nas principais competições européias. Com isso a política de contratações do clube começou a ser a de buscar jogadores jovens, pouco conhecidos, mas de qualidade. Acho que aí está o segredo, no acerto dessas contratações. No começo foi um pouco complicado, mas agora o Sevilla é um clube vencedor e uma das principais vitrines do futebol mundial. Estou feliz por ter apostado em um projeto que deu certo.

LD Sport News – O Sevilla é um time forte nos campeonatos ´mata-mata`, mas pouco efetivo nas competições por pontos corridos. Podemos considerar o Sevilla um time Copeiro?

Adriano – É verdade, sempre ganhamos títulos nos campeonatos com eliminatórias, talvez por isso esta imagem. Mas sempre damos a mesma importância para todas as competições e sabemos que se queremos seguir crescendo como clube, temos que vencer uma Liga Espanhola, por exemplo.

LD Sport News – Vocês foram a sensação da fase classificatória dessa edição da Champions League e agora vem o mata-mata (O Sevilha enfrenta os CSKA, de Moscou nas oitavas). Acha possível derrubar os grandes times europeus e conquistar a mais importante competição de clubes do planeta?

Adriano – É difícil, mas não é impossível. Se jogarmos como na fase classificatória nossas chances são grandes. O problema é que temos muito jogadores importantes lesionados, como o Luis Fabiano, por exemplo. Por outro lado, temos um elenco fortíssimo e assim conseguimos manter nosso estilo de jogo.

LD Sport News – Isso ficou bastante evidente ao ver como vocês eliminaram o Barcelona da Copa do Rei na semana passada. Foi a primeira eliminação do time de Guardiola em mais de um ano e meio. Só mesmo o Sevilla para derrotar o melhor time do mundo?

Adriano – Tivemos a felicidade de realizar duas grandes partidas. E o mais importante, soubemos aproveitar as chances que tivemos. Contra o Barcelona, que é o melhor time que já vi jogar, você não pode falhar. Caso contrário, eles acabam contigo.

LD Sport News– Você sempre foi um assíduo em todas as categorias da Seleção Brasileira, com títulos incluídos. Agora, já são quase seis temporadas na Europa, ganhando troféus, sempre em boa forma e não te convocam. Por quê?

Adriano – Acho que o maior problema foi nunca ter tido uma continuidade na seleção e isso faz a diferença. Mas penso que se não estou será por algum motivo. Por isso, meu pensamento é o de trabalhar e seguir melhorando para que não exista mais esse motivo e possa voltar à seleção o antes possível.

LD Sport News – Acredita em poder estar no grupo da próxima Copa do Mundo?

Adriano – Tenho fé nisso. Faltam ainda duas convocações para o Mundial e estou trabalhando para isso. Mas se não ocorrer, não vou desistir. Sou jovem e ainda posso pensar na Copa de 2014, no Brasil. Seria maravilhoso.

LD Sport News – Você segue a atualidade do Coritiba FC?

Adriano – Sempre. Tenho um carinho muito grande pela torcida, pela diretoria e por todos os amigos que deixei lá. Sempre que vou à Curitiba busco visitar o clube e rever essas pessoas. Foi onde nasci como jogador e acredito que todos têm uma parcela de contribuição na minha formação como pessoa e como profissional.

LD Sport News – Então como se sentiu ao ver as cenas de violência no rebaixamento do clube para a 2ª divisão do Brasileirão?

Adriano – Ver o Coritiba ser reconhecido mundialmente pelo que passou foi algo muito triste. Espero que todos aprendam com os erros e que cenas como as do Couto Pereira não se repitam jamais. Só que o mal já foi feito e agora só resta pensar no futuro. Desejo de coração que todos coloquem a cabeça no lugar e criem um projeto bom e organizado. Só assim o Coritiba poderá dar a volta por cima.


FICHA TÉCNICA

Nome: Adriano Correia Claro
Idade: 25 anos
Altura: 1,72m
Peso: 67kg
Posição: lateral/meia-esquerda
Clube: Sevilla FC

TÍTULOS

Coritiba FC: Campeonato Paranaense (2003 e 2004.)
Sevilla FC: Copa da Uefa (2005/06 e 06/07); Copa do Rei da Espanha (2006/07); Supercopa da Europa (2006) e Supercopa da Espanha (2007).
Seleção Brasileira: Mundial sub-20 (2003) e Copa América (2004).