Lionel Messi é o novo embaixador mundial da boa vontade. O craque argentino foi nomeado pelo Director Global de Alianças Corporativas da UNICEF, Philip O´Brien, numa cerimônia realizada na Sala Paris do estádio Camp Nou, em Barcelona, na quinta-feira passada (11/03). A partir de agora ele terá que fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar as crianças de todo o planeta, uma responsabilidade que Messi assumiu com entusiasmo e dedicação. “Sei que existem muitas crianças sem comida e educação pelo mundo afora e farei o possível para mudar essa situação”, afirmou.

O argentino Lionel Messi entre o presidente do FC Barcelona, Joan Laporta e o diretor de UNICEF, Philip O´Brien. Foto: FC Barcelona

Dois dias depois da sua nomeação, o Barça recebeu o Valência pela Liga Espanhola 2010 e ficou evidente que ´boa vontade´ Messi também tem marcar gols. Fez três, garantiu a vitória da sua equipe, recuperou a artilharia do competição (veja tabela) e desatou a loucura entre os torcedores que lotaram o Camp Nou. Ver o melhor jogador do mundo num dia inspirado não tem preço.

Foi a primeira vez que um jogador do FC Barcelona passou a integrar a seleta lista de embaixadores dessa instituição vinculada à ONU. Um bom exemplo para todos. O ´Messias´ da bola não tem a prepotência de um Cristiano Ronaldo, não vive em boates e fora de campo ninguém escuta falar dele. Além de tudo, teve um problema de crescimento na infância e sabe o que é depender da confiança de alguém para ter uma oportunidade – nesse caso, o Barça, que apostou pelo seu tratamento. Sem dúvida, a melhor ´contratação´ da UNICEF em muitos anos.

Liga Espanhola BBVA 2009/10

Goleadores (26ª rodada)

  1. Messi (FC Barcelona): 22 gols
  2. G. Higuaín (R. Madrid): 19
  3. David Villa (Valência): 18
  4. C. Ronaldo (R. Madrid): 15
  5. Forlán (Atlético de Madrid): 12