O presidente do Barça, Sandro Rosell, se sentiu "como um ator recebendo o Oscar em Hollywood". Foto: www.fcbarcelona.cat

O FC Barcelona voltou a receber um prêmio internacional pelo futebol mágico e o espírito esportivo mostrado ao mundo na temporada passada. Mas não foi um prêmio qualquer. O clube catalão ganhou nada menos que o Laureus 2011, destinado à melhor equipe do planeta em todas as categorias. É considerado o ´Oscar´ do esporte, como confirmou o próprio presidente do Barça, Sandro Rosell. “Esse prêmio irá diretamente ao nosso museu. É como receber um Oscar em Hollywood”.

Rosell recebeu a estátua de 30cm de altura e um peso de 2,5kg numa cerimônia de gala apresentada pelo ator Clive Owen e realizada no Central Hall de Westminster, na última segunda-feira, em Londres. Na ocasião, ele explicou algumas das razões do sucesso do Barça. “O segredo dos nossos êxitos está no coração, nos sentimentos, em levar nossas cores no sangue. O Barça respeita todos os valores que dignificam o esporte”, completou.

O Barça superou adversários de peso para conseguir este importante reconhecimento. Entre eles estavam a Seleção de Rugby da Nova Zelândia (os lendários All Blacks, campeões mundiais em 2011), os Dallas Mavericks (campeões da NBA pela 1ª vez na história), a Seleção Inglesa de Críquete (ganhadora do último torneio Ashes), a Seleção de Futebol Femenina do Japão (campeã do mundo no ano passado) e a escuderia Red Bull (bicampeã do mundo da F1).

O Barça se coroou ganhador do ´Laureus 2011´, o único prêmio que faltava no seu museu. Foto: www.fcbarcelona.cat

Além do prêmio que recebeu, o FC Barcelona optava a outros dois. Lionel Messi estava nominado como o melhor atleta do ano, mas no final o tenista sérvio Novak Djokovic foi o grande vencedor. O lateral Éric Abidal também concorreu no quesito ´Reaparição do Ano´, após superar um câncer e conseguir voltar a competir ao nível máximo, só que o golfista britânico Darren Clarke foi quem acabou premiado nesta categoria.

O Barça herda o prêmio da Seleção Espanhola de Futebol, vencedora em 2010, ano que conquistou seu primeiro título mundial. A base daquela seleção era na sua maioria absoluta do FC Barcelona e também o seu estilo de jogo. Um estilo que conquistou 13 dos 16 títulos que disputou sob o comando do técnico Pep Guardiola, cinco deles só em 2011. Um time perfeito que ganhou o último título que lhe faltava.