Tottenham e Liverpool são os grandes finalistas da Liga dos Campeões / Foto: Reprodução/UEFA

Pela primeira vez na história as duas principais competições da UEFA serão disputadas por equipes de um mesmo país. Com as finais da Liga dos Campeões e da Europa League já definidas, o Velho Continente assistirá a um fim de temporada inédito, com os times ingleses como protagonistas das decisões.

O Liverpool alcançou a final da Champions League com uma virada histórica contra o Barça no Estádio de Anfield (4-0). Já o Tottenham – segundo finalista – obteve a classificação com uma vitória incrível contra o Ajax em plena Arena Johan Cruyff, em Amsterdã (3-2).

Na Europa League, o Arsenal conseguiu a vaga para a final com uma vitória por 4 a 2 sobre o Valencia, no Estádio Mestalla, em Valência. O outro finalista foi o Chelsea, que empatou em 1 a 1 em casa com o Eintracht Frankfurt e garantiu a classificação na decisão por pênaltis (4-3).

As finais entre times ingleses comprovam o bom momento que atravessa o futebol da Inglaterra. Na Copa do Mundo da Rússia 2018, a seleção inglesa chegou às semifinais da competição após 28 anos sem estar entre as quatro melhores seleções do mundo.

Um ano depois, o futebol inglês coloca quatro equipes nas finais das duas competições de clubes mais importantes da Europa. Uma façanha para deixar o país que inventou o futebol orgulhoso do trabalho feito nos últimos anos.