Balotelli cometeu uma ação violenta no futebol inglês e será punido. Na Espanha, isso não aconteceria. Foto: Jon Super AP/AE

Mario Balottelli (21 anos) foi o grande herói do Manchester City na vitória por 3 a 2 sobre o Tottenham, domingo passado, no Etihad Stadium, em Manchester, pela Premier League 2011/12. O problema é que ele também foi o grande vilão.

O polêmico jogador italiano pisou na cabeça do jogador rival Scott Parker num lance que a Federação Inglesa (FA) considerou – obviamente – uma ´ação violenta´. Balotelli poderá ser sancionado com quatro jogos de suspensão pelo incidente.

Aí surgiu o pergunta: Por que na Inglaterra sancionam e na Espanha não? A pisada do zagueiro Pepe, do Real Madri, na mão do atacante Lionel Messi, do Barcelona, no clássico entre ambas as equipes na semana passada, pela Copa do Rei,  ainda segue fresquinha na memória de todos.

O clube catalão decidiu não denunciar o jogador porque esperava que as imagens que deram a volta ao mundo bastassem para que a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) atuasse no caso.
Pois parece que o Barça terá que esperar sentado já que não existe indicios de que isso vá ocorrer.

O presidente do FC Barcelona, Sandro Rosell, ilustrou a situação da seguinte maneira: “É como se alguém furasse um sinal na presença de um policial O próprio policial deveria denunciar o motorista e não deixar essa tarefa para um cidadão comum. Deveríamos seguir o exemplo da Inglaterra”, ressaltou.

A situação é absurda. Não pode haver sanções diferentes para ações desse tipo. Afinal, uma falta violenta é violenta na Inglaterra, no Japão, na Zâmbia ou no Alaska. No futebol inglês os castigos são duros nesses casos e também nos de racismo. Já é hora da Espanha acordar e começar a dar exemplo através da sua Federação.