Na foto, o juiz Sávio Pereira em um duelo do Brasileirão
As mudanças têm como objetivo facilitar o trabalho dos árbitros. Na foto, o juiz Sávio Pereira em um duelo do Brasileirão / Heuler Andrey – Dia Esportivo/AE

Já estão em campo as novas regras do futebol. A International Football Association Board (IFAB) informou que o novo regulamento para a próxima temporada entrou em vigor no último dia 1 de junho, mas só será implementado de forma definitiva a partir do próximo dia 25 deste mês.

Desse modo, as novidades serão vistas em competições como a Copa do Mundo Feminina, a Copa América e a Copa Ouro. Por outro lado, a UEFA Nations League, a Eurocopa Sub-21 e as eliminatórias para a Eurocopa 2020 serão disputadas ainda com as regras anteriores.

Mas você sabe quais são as principais mudanças que ocorrerão no esporte mais popular do planeta. Confira abaixo as principais delas:

1. Punição por ‘mão na bola’ dentro da área 

Tantos os gols marcados com a mão ou braço como as chances geradas através de um controle com a mão ou braço que ocorram dentro da área serão penalizadas, inclusive se não for intencional.

A mudança facilitará o trabalho dos árbitros e acabará com as interpretações das jogadas. O objetivo é que haja menos polêmica. 

2. Substituições mais rápidas

O jogador substituído já não será obrigado a sair pela parte central do gramado. A partir de agora, o atleta deverá abandonar o gramado pelo lugar mais próximo de onde estiver.

Desse modo, já não veremos a típica cena na qual o jogador do time que está vencendo caminha devagar ao ser substituído com a nítida intenção de ganhar o maior tempo possível.

3. Mudanças nos tiros de meta

Já não será necessário esperar que a bola saia completamente da área para que outro jogador da equipe que bateu o tiro de meta possa tocá-la. Algo que favorecia a equipe rival.

4. Cartões para a comissão-técnica

Os árbitros voltarão a mostrar cartões para os membros da comissão-técnica. Com cinco cartões amarelos o infrator terá que cumprir um jogo de suspensão.

5. A formação das barreiras

Se a equipe que defende arma uma barreira com três ou mais jogadores, os jogadores da equipe que ataca terão que respeitar uma distância mínima de um metro com relação a barreira.

O objetivo é evitar os empurrões que sempre acontecem antes das cobranças das faltas.

6. Pênaltis

No caso dos pênaltis, a nova regra acaba com a possibilidade dos rebotes. Se o goleiro defende a cobrança ou a bola bate na trave, a jogada será finalizada e o jogo será reiniciado com um tiro de meta.

Outras mudanças:

  • Qualquer pessoa do elenco ou comissão-técnica que entre na sala de vídeo do VAR situada no gramado receberá cartão vermelho.
  • As camisas que os jogadores usem por baixo podem ser de cores diferentes do uniforme oficial da equipe. Porém, a única condição é que as mangas dessas camisas sejam da mesma cor do uniforme.
  • A equipe que ganhe o sorteio do campo poderá escolher sair com a bola no início da partida.
  • O goleiro não poderá marcar gol no oponente caso o lançamento tenha sido feito com a mão da sua própria área.
  • O árbitro poderá expulsar um jogador por um lance que tenha ocorrido anteriormente.

 

Abaixo, você pode baixar a APP com novas regras através do twitter da IFAB. O regulamento está disponível em quatro idiomas.