Sigurdsson, autor do primeiro gol da Islândia
Sigurdsson celebra o primeiro gol da Islândia / Pavel Glolovkin – AP/AE

Foi como uma premonição. Há uma semana, a Inglaterra decidia abandonar a União Europeia com o seu já famoso ‘Brexit’. Uma escolha forjada na ignorância, que resultou em um futuro incerto e pouco animador ao povo inglês. Para aproveitar o momento e acelerar o processo de desvinculação completa dos ingleses da comunidade europeia, a modesta Islândia resolveu dar a sua contribuição e despachou o time da rainha da Eurocopa 2016.

Ao menos no futebol, o assunto já foi resolvido. E para isso os islandeses não precisaram de nenhum referendo, apenas de uma bola. A Islândia alegrou o mundo ao derrotar a sempre superestimada seleção inglesa com uma vitória por 2 a 1 de virada e, consequentemente, garantir vaga entre as oito melhores equipes da Euro 2016.

Um feito incrível para um país com apenas 330 mil habitantes e apenas 20 mil atletas federados. Uma ilha repleta de montanhas vulcânicas, que vive da pesca e tem entre seus personagens mais famosos a peculiar cantora Björk. Um lugar que certamente está mais alegre hoje graças aos gols de Sigurdsson e Sigthorsson. Abaixo, a festa da torcida com a equipe no Allianz Riviera, em Nice (França).

FIM DE CICLO

Outro fato comprovado nas oitavas de final da Euro 2016 foi o fim de ciclo da seleção espanhola. Os espanhóis foram eliminados com uma derrota por 2 a 0 diante da Itália, a mesma seleção que golearam por 4 a 0 na final da Euro 2012, no que representou o apogeu do futebol espanhol.

Após o fiasco da eliminação precoce no Mundial do Brasil em 2014 e a impotência mostrada diante dos italianos na última segunda-feira, resta aos espanhóis esperar para que os astros se alinhem de forma favorável e que apareça uma nova geração que faça a Espanha voltar a ser favorita em alguma competição.

O VOLEIO DE SHAQIRI

Outro destaque foi o golaço de voleio marcado pelo suíço Shaqiri diante da Polônia, o mais bonito até o momento na competição. Entretanto, a partida foi decidida nos pênaltis e os poloneses levaram a melhor. Já na goleada da Bélgica sobre a Hungria, destaque para a exibição de Hazard, o melhor da partida. Por último, o destaque negativo fica para o duelo entre Portugal e Croácia. Sem dúvida, um dos piores já vistos.