O Brasil deu um show na Espanha e conquistou seu quarto título da Copa das Confederações. Foto: Rodrigo Villalba - Futura Press/AE

Foi uma aula de futebol, de garra e de contundência. A Seleção Brasileira goleou a Espanha por 3 a 0 e conquistou o tetracampeonato da Copa das Confederações com uma atuação de gala. Fred, duas vezes e Neymar marcaram os gols que deram início a uma festa inesquecível no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Uma vitória surpreendente diante da tão temida Espana que devolveu o orgulho perdido ao futebol brasileiro.

O show começou cedo. O matador Fred abriu o placar logo aos dois minutos de jogo. Um gol deitado e de certa forma acrobático, que surpreendeu o goleiro Casillas. A Espanha até equilibrou o jogo, impôs o seu estilo de toque durante um curto período de tempo, mas a contundência e a garra do Brasil a cada ataque foi destruindo aos poucos a resistência espanhola. E de tanto insistir, veio o segundo.

Neymar fez boa jogada na entrada da área, tocou de lado, saiu da posição de impedimento de forma inteligente, recebeu de novo e meteu uma bomba no ângulo do goleiro Casillas. O Maracanã quase veio abaixo. Todo o favoritismo da Espanha, o estilo que encantou o mundo e toda a poesia sobre o futebol espanhol desapareceu como num passe de mágica. Desta vez, o Brasil vencia e convencia.

A situação ficou ainda mais cômoda para a Seleção Brasileira no começo do segundo tempo. Fred, de novo aos dois minutos, marcou um golaço que sepultou as esperanças dos espanhóis de sonhar com alguma virada. Ainda mais depois que o lateral Sergio Ramos desperdiçasse um pênalti e que o zagueiro Piqué fosse expulso. Depois disso, vieram os gritos de ´Olé´ da aquibancada e quem teve que correr atrás da bola foram os espanholes.

O Brasil fez tudo certo na hora. Teve heróis como o zagueiro David Luiz, o goleirão Júlio César e o meia Paulinho. Deu uma aula de futebol ao time que até então era considerado imbatível no planeta. E tudo ao melhor estilo Felipão. Uma surra inesquecível, que serviu para devolver o orgulho ao futebol brasileiro. E para que o torcedor brasileiro possa gritar, como gritou no Maracanã: “ôôôô o campeão voltou, o campeão voltooou”.