Lionel Messi é o protagonista da campanha ´Buscamos o 10´ no Facebook. Foto: LD Sport News

O FC Barcelona esta muito próximo de chegar a 10 milhões de fans no Facebook. Para celebrar essa cifra recorde (O clube é o Nº 1 nesse quesito, seguido de perto pelo Manchester United), o clube catalão lançou nesta semana a campanha ´Buscamos o 10´ protagonizada pelo atacante da equipe e melhor jogador do mundo, Lionel Messi. “Faça parte do Facebook do Barça”, comenta Messi no vídeo promocional que pretende incentivar todos os seguidores do FC Barcelona (assista ao vídeo abaixo). Um projeto sem fronteiras e que nas próximas semanas contará com a participação de outros jogadores do clube.

Além do sucesso nos gramados, o FC Barcelona também ocupa um papel de liderança nas redes sociais no âmbito esportivo, um fenômeno recente e em constante processo de expansão. Por isso, o clube catalão decidiu apostar firme na exploração desses novos canais de comunicação. Atualmente, o Barça se destaca nas três aplicações 2.0 mais famosas do mercado: 9.045.194 no canal oficial do Facebook; 939.000 seguidores nos diversos canais de Twitter; e 62.000 assinantes no YouTube.

Porém, o melhor clube do mundo não se preocupa apenas com os números recordes. O Barça quer promover a relação da entidade com os barcelonistas de todo o planeta, torcedores que expressam suas opiniões diariamente nas já citadas redes sociais. Para a campanha atual protagonizada por Messi, o ´hashtag´ do clube no Twitter é #messi10, uma maneira de conferir minuto a minuto as reações dos seguidores com relação ao vídeo promocional.

Camp Nou Experience

O Barça aposta por explorar os novos canais de comunicação na internet. Foto: www.blaugranas.com
O Barça decidiu apostar pela exploração dos novos canais de comunicação na internet. Foto: www.blaugranas.com

O FC Barcelona se converteu também no primeiro clube europeu a associar-se ao Facebook para criar ofertas nesta rede social. O clube, através do serviço Facebook Deals, põe a disposição dos seus torcedores um conjunto de promoções especiais. Para começar, é possível obter de maneira gratuita um 2×1 em entradas para a Camp Nou Experience, a nova denominação para a visita ao museu do clube. Para isso,basta fazer um ´check-in´ no estádio Camp Nou através do celular.

Essa oferta inicial será válida até o próximo dia 28 de fevereiro de 2011 e consiste numa nova maneira de beneficiar os sócios e simpatizantes do Barcelona, além de aproximar novos recursos econômicos para o clube. Maiores informações no site oficial da entidade (www.fcbarcelona.cat).

Clique aqui para ver o vídeo publicitário ´Buscamos o 10´, protagonizado por Lionel Messi