A torcida do Athletic de Bilbao celebrou a vitória histórica com uma festa inesquecível em Old Trafford. Foto: Divulgação

Tive a oportunidade de trabalhar no duelo entre o Athletic de Bilbao e o FC Barcelona do primeiro turno da Liga Espanhola, em novembro do ano passado. Em Bilbao pude ver os primeiros passos do treinador Marcelos Bielsa no comando de um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do futebol espanhol (Clique aqui para conhecer mais sobre o Athletic de Bilbao e sua gloriosa história).

O resultado daquele duelo no estádio de San Mamés foi um empate em 2 a 2 que surpreendeu o poderoso Barcelona. Só que o mais importante daquela partida foi a sensação deixada pela equipe basca, a de que ali estaria surgindo um time que poderia fazer algo importante. O que ninguém esperava era que isso aconteceria numa velocidade fulminante.

Menos ainda que poucos meses após aquele jogo pudesse ocorrer algo parecido ao da última quinta-feira, no jogo de ida das oitavas-de-final da Liga Europa. O Athletic invadiu o Teatro dos Sonhos de Old Trafford, em Manchester e venceu os donos da casa por 3 a 2, com gols de Fernando Llorente, De Marcos e Muniain. Rooney marcou dois e manteve os Diabos Vermelhos vivos na eliminatória.

Os ´Leões´ de Bielsa devoraram o Manchester United de Sir Alex Ferguson e toda a sua história com uma exibição de gala que poderia ter gerado com justiça um placar muita mais amplo. A festa dos oito mil seguidores bascos que tomaram de assalto a cidade de Manchester foi o tema esportivo desta sexta-feira na Espanha e por toda a Europa. Alguns diários já classificam o fenômeno como ´Eurociclone´.

E não é por acaso. Vale lembrar que o Athletico de Bilbao está na final da atual edição da Copa do Rei da Espanha e na quinta posição da Liga Espanhola, a um ponto da zona de classificação para a próxima Champions League. “O mais importante será rentabilizar esse resultado na partida de volta, em Bilbao”, declarou o técnico Bielsa, tentando conter a euforia coletiva no meio de tanto barulho. Mas já era tarde para isso…