O português Eliseu (à esquerda) garantiu a festa malaguenha com dois gols sobre os belgas do Anderlecht. Málaga e Bate Borisov são as surpresas do Velho Continente. Foto: EFE / Julien Warnand

Primeiro foi o Bate Borisov na terça-feira. O time da Bielorrússia já tinha surpreendido na rodada inaugural da Champions League com uma vitória por 3 a 1 sobre o Lille, fora de casa. Desta vez, recebeu o poderoso Bayern de Munique e derrubou o gigante alemão com um novo 3 a 1. É a ameaça que chega do Leste e lidera o grupo F da competição européia, com seis pontos.

O FC Bate, da cidade de Borisov e seus quase 170 mil habitantes, foi fundado em 1973. O time foi campeão nacional em cinco oportunidades e é a segunda vez que disputa a Champions League. Seu estádio é o Haradski, com capacidade para 5.500 pessoas. Mas o clube costuma utilizar o campo do Dínamo de Minsk, com maior tamanho e comodidade. Em somente duas rodadas, o clube se converteu numa das sensações do futebol europeu.

E do frio bielorrusso vamos ao calor do sul do Espanha. Málaga é pura festa graças ao clube da cidade. O Málaga goleou o Zenit por 3 a 0 na primeira rodada da competição européia e era puro otimismo para o duelo da última quarta-feira, diante do Anderlecht, na Bélgica.

Era a prova definitiva para saber quais são as reais intenções do tradicional clube espanhol na melhor competição de clubes do mundo. E a noite foi perfeita para os malaguenhos. Venceram com outro 3 a 0, com dois gols do português Eliseu e é o líder do Grupo C. Na próxima rodada, contra o Milan, em Málaga, o espetáculo está assegurado.