A foto do anuncio oficial feito pelo Barça
A foto do anuncio oficial feito pelo Barça / FCB

O FC Barcelona confirmou oficialmente nesta segunda-feira (09/07) que chegou a um acordo com o Grêmio de Porto Alegre para a contratação do jogador Arthur Melo (21 anos).

Ambos os clubes já tinham acertado uma opção de compra no último mês de março e o Barça decidir optar por ela e pela incorporação imediata do atleta.

O custo da contratação foi de 31 milhões de euros, mais nove milhões em variáveis. O meia brasileiro assinará um contrato para as próximas seis temporadas  (até o final da 2023/24) e sua cláusula de rescisão será de 400 milhões de euros – aproximadamente 1,8 bilhões de reais.

Talento e qualidade na meia

Nascido no dia 12 de agosto de 1996, em Goiânia (Brasil), Arthur é um volante talentoso que se destaca pela qualidade nos passes. O jogador brasileiro demonstrou toda a sua qualidade no Grêmio, onde ganhou a Copa do Brasil e a Libertadores da América.

Também fez parte das categorias sub-17 e sub-20 da Seleção Brasileira, além de ter sido convocado algumas vezes para a equipe principal do Brasil, na qual ainda não teve a oportunidade de estrear.

Outra das suas características é a capacidade de desmarque e triangulação com os companheiros, o que lhe transforma em um verdadeiro perigo próximo da área adversária. Também protege bem a bola e é perigoso no último passe.

O meia de 1,72 de altura iniciou a carreira em 2008 nas categorias de base do Goiás Esporte Clube. Em 2010, foi contratado pelo Grêmio de Porto Alegre, onde se tornou profissional sob as ordens do técnico Luis Felipe Scolari.

Aos poucos, ganhou o seu espaço no clube até ser uma peça fundamental na conquista da Taça Libertadores da América, em 2017, na qual foi eleito o melhor jogador na grande final. Abaixo, veja o tuit do Barça anunciando a chegada do atleta.