Adriano voltou do Japão realizado como profissional. Foto: Junji Kurokawa AP/AE

Ainda não tinha tido a oportunidade de conversar com o lateral Adriano Correia (27 anos), do FC Barcelona, após o Mundial de Clubes FIFA 2011. O jogador brasileiro marcou dois gols na vitória  por 4 a 0 sobre o Al Sadd, do Qatar, válido pela semifinal da competição disputada no mês passado, no Japão. O resultado colaborou para assegurar o Barça na decisão contra o Santos FC e o final da história todos conhecem.

O que poucos sabem foi o que representou para o jogador do Barça a façanha pessoal de marcar numa partida dessas e logo depois conquistar o sonhado título de campeão do mundo. Adriano foi o encarregado de realizar a primeira entrevista coletiva do Barça em 2012, na manhã desta segunda-feira, na Cidade-Esportiva Joan Gamper, em Sant Joan Despí (Região Metropolitana de Barcelona). Logo depois, conversou alguns minutos com este singelo blogueiro.

O lateral confessou que foi a realização de um sonho a experiência vivida no Japão. “Todo jogador brasileiro sonha em disputar essa competição. Já estava contente só por ter essa oportunidade. Agora, ser campeão e ainda marcar dois gols fez que eu me sentisse realizado como profissional”.

O jogador é natural de Curitiba, capital do Paraná e ficou surpreso ao saber que tinha sido o primeiro jogador da cidade a conseguir um feito dessa categoria. “Não sabia disso e me enche de orgulho representar Curitiba dessa maneira”, comentou. O lateral inclusive passou as férias de natal na capital paranaense. “Não tinha planejado ir ali nessas férias, mas vendi a casa que tinha na cidade e decidi passar o último natal nela, ao lado da familia”.

O craque se mostrou mentalizado para a dura sequência de jogos que aguarda o clube catalão já no início do ano. “Esta quarta já tem o Osasuna pela Copa do Rei. Uma competição que perdemos no ano passado e queremos que a história seja diferente em 2012. Aqui no Barcelona não falta ambição e vontade de ganhar títulos”.

Adriano também comentou sobre a aguardada renovação de contrato do técnico do Barcelona, Pep Guardiola. “Todos queremos que ele permaneça. Desde que cheguei aprendi muitas coisas com ele. É como um pai no vestiário, a peça-chave na estrutura da equipe. Ele contribuiu para evoluir a maneira de jogar futebol. Agora as pessoas vêem esse esporte de outra maneira graças a ele”, concluiu.