O atacante Adrián abriu o caminho da classificação do Atlético de Madri contra o Hannover 96 com um golaço. Foto: Gero Breloer AP/AE

A Espanha pode até estar metida num crise financeira sem precedentes, mas quando o assunto é futebol a história é bem diferente.  Pela primeira vez a Liga Espanhola consegue colocar cinco times entre os oito semifinalistas das duas mais importantes competições de clubes do Velho Continente.

FC Barcelona e Real Madri já tinham garantido a classificação às semifinais da UEFA Champions League. Na última quinta-feira, Athletic de Bilbao, Valência e Atlético de Madri asseguraram o direito de estar entre o quatro melhores da Liga Europa. O Sporting de Lisboa será o ´intruso´ nessa festa particular do futebol espanhol.

O Athletic confirmou a classificação com um empate em 2 a 2 com o Schalke 04, no estádio San Mamés, em Bilbao. O Valência teve menos dificuldade e goleou o AZ Alkmaar por 4 a 0, no estádio Mestalla, em Valência. Quem sofreu um pouco mais foi o Atlético de Madri, mas no final acabou vencendo o Hannover 96 por 2 a 1, na AWD Arena, em Hannover, com um golaço do atacante colombiano Falcao.

A última vez que o futebol espanhol tinha conseguido algo similar foi na temporada 2000/01, quando colocou quatro equipos entre os oito melhores da Europa: Real Madri e Valência (Champions League) e FC Barcelona e Alavés (Copa UEFA). Vale lembrar que a Seleção Espanhola é a atual campeã do Mundo e da Europa. A soberania da Espanha nesse esporte parece não ter data para acabar.