Festa da Rússia no Estádio Luzhniki
Os jogadores da Rússia festejam a classificação histórica diante da Espanha / David Vincent – AP/AE

Após um empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a Rússia derrotou a Espanha nos pênaltis (4-3) neste domingo e avançou para as quartas de final da Copa do Mundo da Fifa 2018.

A vitória desatou um verdadeiro carnaval russo no Estádio Luzhniki, em Moscou, que certamente vai durar até altas horas da madrugada pelo centro de Moscou. O resultado eliminou os espanhóis da competição.

O gol da Espanha foi marcado por Ignashevich (contra) e Dzyuba – de pênalti – empatou para a Rússia, ainda no primeiro tempo. Nas cobranças das penalidades, melhor para os russos que nem precisaram bater o último pênalti, graças as duas defesas do goleiro Akinfeev (eleito MVP do jogo) diante de Koke e Iago Aspas.

Um verdadeiro prêmio para os donos da casa, que mereceram a classificação pelo esforço mostrado em campo e também por toda a organização apresentada fora dos gramados.

Uma Copa onde tudo funciona. O transporte público, a segurança, a hospitalidade dos russos com os turistas e, agora, até o futebol deles. Pela primeira vez na história, a Rússia vai disputar as quartas de final de um mundial após a dissolução da União Soviética.