Pedro recebe o abraço de Messi após o primeiro dos seus três gols contra o Rayo Vallecano, em Madrid. Foto: Andres Kudacki AP/AE

Pedro Rodríguez Ledesma (26 anos) já tinha marcado gols de todas as formas e cores na sua trajetória como profissional do FC Barcelona. Inclusive, é o único jogador do mundo que conseguiu marcar em todas as seis competições que uma equipe europeia pode jogar numa temporada. E ganhou os seis títulos. Mas algo que Pedrito nunca tinha feito era marcar três gols num jogo só.

No último sábado, Pedro escreveu uma nova página da sua história com o clube catalão. Marcou o seu primeiro ‘ Hat-Trick’ com o Barça, na goleada por 4 a 0 sobre o Rayo Vallecano, em Vallecas (Madrid). Um matador com cara de bom moço que exibiu voltou a exibir na capital espanhola o seu eterno oportunismo e precisão.

O atacante canário escolheu um dia curioso para uma nova marca pessoal. Outra dado desta partida também entrou para a história culé. O Barça voltou a perder no quesito posse de bola após mais de cinco anos de domínio absoluto sobre os rivais (Rayo 51% – FCB 49%). Uma diferença de 2% que gerou uma nova epidemia de ‘filósofos’ do futebol oportunistas que voltaram a alardear o fim do mundo, algo comum a cada semana nos últimos oito anos.
Pra começar, o estilo já está metido na medula óssea do clube catalão há décadas. Mas não é sempre que aparece uma geração de jogadores que transformem esse estilo numa obra-prima, como a que tem o Barça na atualidade. Com Tata Martino veio a comodidade para poder utilizar alguns recursos vulgares, com o ´chutão´ na hora do sufoco, algo considerado uma blasfêmia na Era Guardiola. Mas o estilo não muda até porque a maioria desses jogadores que seguem no clube, conhecem de memória.
O que preocupa realmente sobre um possível fim de um time histórico é a idade que começa a pesar para essa geração que correu mais kilômetros que qualquer maratonista Queniano. Além disso, a saída de algumas referências desse grupo histórico também pesará. E quando isso acontecer, resta saber se as peças de reposição estarão à altura da responsabilidade. No mais, segue o baile.