Abidal fez questão de tirar a foto com os troféus da temporada nesta semana ao lado do capitão Puyol. Foto: www.fcbarcelona.cat

O capitão do FC Barcelona, Carles Puyol (33 anos), conseguiu demonstrar duas vezes na final de Wembley que é gente fina da melhor qualidade. Primeiro, acatou com respeito e naturalidade a decisão do técnico Guardiola de colocar Mascherano no lugar dele como titular contra o Manchester United. Algo que como afirmou o próprio técnico do Barça após o jogo, doeu mais nele que no próprio atleta. Já pensou você ter que deixar no banco o líder da tua equipe?

Para compensar, Guardiola colocou Puyol no final da partida para que ele tivesse a honra de levantar o troféu da sua terceira Champions League particular. E o que o zagueirão fez? Passou esse privilégio ao lateral Abidal, que há pouco mais de dois meses ganhou a partida mais importante da vida dele: a batalha contra o câncer. Dois gestos que evidenciam um lado humano e companheiro do que já é o capitão mais vitorioso da história do FC Barcelona.

E o tempo deu razão a Guardiola. O clube emitiu um comunicado na última segunda-feira confirmando que Puyol será operado do joelho nesta quarta-feira. A intenção é acabar de vez com os sucessivos incômodos sofrido pelo jogador nos últimos meses. Após a cirurgia, os médicos Ricard Pruna e Ramon Cugat atenderão a imprensa no estádio Camp Nou para comentar sobre a operação.