Messi levantando o troféu da Liga Espanhola 2018/19.
Messi levanta o troféu da sua 10ª Liga Espanhola. É o rei absoluto da competição / Sergio Ruiz – AP/AE

Ninguém acharia estranho se mudassem o nome da Liga Espanhola para Liga Messi. Ao longo dos anos, o atual capitão do FC Barcelona transformou esse campeonato em algo exclusivamente seu.

O craque argentino é o número 1 em quase todos os quesitos históricos da liga mais tradicional e global do planeta. Uma competição que já teve os melhores jogadores da história, mas que tem Messi como o seu maior símbolo.

O camisa 10 do Barça voltou a ser o grande protagonista de um novo título espanhol do FC Barcelona. Graças a ele, o clube catalão fechou a temporada com o bicampeonato da Liga Espanhola, a 26ª da história do clube.

Foi a 10ª Liga da carreira de Messi. Apenas o craque do Real Madrid dos anos 50 e 60, Paco Gento, tem mais do que ele (12). E ninguém duvida que ele também iguale ou supere esse recorde.

Leo Messi é o maior goleador da história da competição, com 419 gols. Também conseguiu igualar nessa temporada o feito de Telmo Zarra: ser o artilheiro da Liga Espanhola seis vezes.

Em uma delas marcou 50 gols, algo nunca visto na história da competição. Além de fechar a última edição da competição com 36 gols e 13 assistências em 34 jogos disputados.

Já são 14 anos cobrindo as diabruras desse gênio do futebol e resta a certeza de que ele ainda fará coisas grandiosas. Até porque com ele, desde o início, tudo foi assim.