Felipão:

Chegou a hora. O treinador Luis Felipe Scolari ofereceu a última entrevista coletiva antes da grande final da Copa das Confederações 2013, neste sábado, no estádio do Maracanã e surpreendeu ao comentar sobre o tão falado favoritismo da Espanha.

“Não acho que sejam favoritos. Ele possuem vantagem com relação ao entrosamento. Jogam juntos há anos e mudaram poucos jogadores nesse período, mas se jogamos com competência, força e espírito de luta podemos superar essa vantagem”, disse.

Felipão também destacou a concentração dos jogadores brasileiros para a partida decisiva deste domingo. “Estão motivados, contentes e felizes por estarem nesta final. Vejo eles conversando muito sobre esta partida. Às vezes tenho inclusive que freiar um pouco eles. Mas é normal, o momento agora é deles e sabem que têm a oportunidade de fazer história”.

A data da final da Copa das Confederações 2013 também não passou incógnita. Para quem não se lembra, o dia 30 de junho foi quando o Brasil se consagrou pentacampeão na Copa do Mundo de 2002.

Naquela ocasião, Felipão também era o técnico da Seleção, o que rendeu a pergunta sobre se ele achava que a data poderia trazer sorte. “Sou

O técnico Felipão dá as últimas orientações aos seus jogadores antes da final deste domingo. Foto: Raul Spinassé - Agência A TARDE/AE

supersticioso sim e é uma data que traz boas lembranças. Quero vencer de novo e desejamos ganhar jogando bem”.

O técnico brasileiro também fez questão de ressaltar que uma vitória sobre a Espanha teria uma importância muito maior do que conquistar mais uma competição FIFA. “Seria uma mensagem para todo o planeta de que estamos no caminho certo para disputar o título mundial do ano que vem”. E voltou a falar sobre a qualidade da Espanha. “É uma equipe formidável, mas tem defeitos como todas as outras e temos que saber explorá-los”.

Felipão também destacou o carinho e a fé do povo brasileiro na possibilidade da conquista do título desta Copa das Confederações. “No passeio que o ônibus fez do hotel até o Maracanã, passamos pela praia e por diversos lugares do Rio. Todos as pessoas acenavam e mandavam mensagens de apoio. Eles acreditam na Seleção e isso é bonito. Esperamos retribuir essa confiança e esse carinho da melhor maneira possível”.