Lionel Messi marcou dois na vitória sobre o Zaragoza e chegou aos 38 gols na Liga Espanhola 2011/12. Foto: Katerina Sulova AP/AE

Não tem como fugir do assunto: Lionel Messi é notícia rodada após rodada. O craque argentino marcou dois gols na vitória do Barça por 4 a 1 sobre o Zaragoza, no último sábado, no estádio La Romareda, em Zaragoza e já soma 38 gols na Liga Espanhola 2011/12. Um registro que iguala a marca conseguida pelos lendários atacantes Zarra e Hugo Sánchez, nos anos 50 e 80, respectivamente.

Um recorde que durou décadas intacto e que só foi superado no ano passado pelo atacante Cristiano Ronaldo, com 41 gols. No atual ritmo, Messi poderá superar com sobras essa estatística. Leva 23 marcados nos últimos 12 jogos, praticamente dois por partida. E um total de 60 em todas as competições durante esta temporada.

O argentino está muito próximo do recorde de 67 gols numa mesma temporada conseguido pelo alemão  Gerd ´Torpedo´ Müller (1972/73). Além disso, Messi sozinho é responsável por mais de 30% do total de gols anotados pelo Barcelona nesta campanha (161), o maior registro do clube catalão num mesmo ano.

Vale lembrar que faltam ao menos sete rodadas da Liga Espanhola, duas da Champions League (caso não chegue à decisão) e a final da Copa do Rei da Espanha para que tanto Messi como o Barça sigam fazendo história.