Kepa, comemorando após defender um pênalti na final contra o Manchester City
O goleiro espanhol do Chelsea, Kepa Arrizabalaga, protagonista da polêmica do fim de semana / Tim Ireland – AP/AE

A desobediência de Kepa Arrizabalaga foi o segundo assunto mais comentado do último fim de semana no futebol europeu, atrás somente do show de Messi contra o Sevilla na Liga Espanhola. O goleiro espanhol do Chelsea se negou a ser substituído na final da Copa da Liga Inglesa, momentos antes que a partida fosse decidida nos pênaltis.

Ele já tinha recebido atenção médica duas vezes durante a final. Por isso, antes das penalidades, o técnico Maurizio Sarri decidiu que a melhor opção seria colocar o goleiro reserva, Willy Caballero. Porém, quando Kepa viu que seria substituído, se negou a sair de campo.

A inesperada reação do goleiro espanhol deixou a todos perplexos, menos o técnico Sarri, que estava furioso e inclusive ameaçou ir para o vestiário com o duelo em andamento.  Kepa permaneceu em campo e até defendeu um pênalti, mas no final o Chelsea acabou perdendo o título.

Multa e muitas críticas

O Chelsea não demorou para tornar público o castigo imposto ao goleiro espanhol: uma multa equivalente a uma semana do salário do jogador (225 mil euros), que será doada para a Fundação Chelsea.

Mas na opinião de grande parte da imprensa e da maioria dos torcedores ingleses, a punição deveria ter sido muito maior e, para alguns, ele nem deveria voltar a vestir a camisa do Chelsea.

Kepa pelo menos soube reconhecer a tempo o tamanho da besteira que fez e pediu desculpas tanto ao técnico como aos colegas de equipe, além da torcida. “Cometi um grande erro e quero pedir perdão aos fãs. Vou aprender desse episódio e aceitarei qualquer castigo imposto pelo clube”, disse através de um comunicado no site do clube.

Sarri: “Foi um mal-entendido”

Apesar da situação constrangedora gerada por Kepa, o técnico Maurizio Sarri decidiu colocar panos quentes na situação. “Foi um mal-entendido, pensei que ele estava lesionado. Kepa estava certo, mas acredito que expressou isso de uma maneira ruim”, explicou.

“Nós conversamos sobre o incidente e foi uma boa conversa. Ele se deu conta do erro que cometeu e pediu perdão para mim, para os companheiros e para o clube”, completou Sarri. Apesar de tudo, Kepa ficará marcado para sempre na Inglaterra por essa atitude.