Artur Moraes se converteu em pouco tempo num dos ídolos da torcida do Benfica. Foto: Makefoot / João Paulo Trindade

Artur Moraes (31 anos) é um dos goleiros com maior regularidade no futebol europeu nos dois últimos anos. Natural da cidade de Leme (São Paulo), Artur começou a carreira no Paulista, de Jundiaí e no Brasil também atuou em grande clubes como o Cruzeiro e o Coritiba. Em 2007 foi contratado pelo Siena, da Itália e conseguiu dar o salto ao Velho Continente.

Apesar da passagens pelo Cesena e pelo Roma, o atleta brasileiro não teve muitas oportunidades de mostrar o seu talento no Campeonato Italiano e em 2010 veio a transferência para o Sporting Braga, de Portugal. Ali, sua sorte mudou. Virou titular e ajudou o clube a chegar à inédita final da Liga Europa e ao quarto lugar na liga portuguesa.

Acabou contratado pelo Benfica e parece ter encontrado a estabilidade profissional que tanto queria num dos clubes mais tradicionais do futebol europeu. Artur Moraes terá a responsabilidade de parar o ataque do FC Barcelona no duelo da próxima quarta-feira, válido pela Champions League, no estádio Camp Nou, em Barcelona.

LD Sport News – Após algumas passagens curtas por clubes da Itália e também pelo Sporting Braga de Portugal, você já leva dois anos no Benfica e é ídolo. É o melhor momento da sua carreira?

Artur – É claramente o melhor momento da minha carreira. Estou jogando num nível muito alto e num clube de dimensão mundial. Desde que cheguei a Portugal e especialmente ao Benfica consegui uma maior regularidade e encontrei um treinador que apostou em mim. Sempre busquei a oportunidade de defender uma equipe com a grandeza do Benfica. O segredo para o meu momento é a confiança que o clube, o técnico e a torcida me deram.

LD Sport News – O Benfica é o maior clube de Portugal e também uma das equipes históricas do futebol europeu. Como é a pressão de jogar num time dessa dimensão?

Artur – Creio que o Benfica é o único clube que joga em casa todas as semanas pela imensa torcida que tem. Não conheço outro clube com tanto domínio nas arquibancadas. Nem no Brasil, onde a maioria dos clubes tem grandes torcidas. No Benfica existe a pressão de ter que ganhar sempre. Não dá para relaxar, a torcida é muito exigente. Mas me sinto preparado e realizado por jogar aqui, num dos maiores clubes do mundo.

Artur lleva a melhor num lance contra Lionel Messi no jogo de ida desta Champions League, disputado no último mês de outubro, no estádio da Luz, em Lisboa. Foto: A Bola / ASF

LD Sport News – O Benfica está na luta pelo título do Campeonato Português nesta temporada e muito próximo de se classificar para as oitavas-de-final da Champions League. A torcida ´encarnada´ pode esperar algum título neste ano?

Artur – A torcida do Benfica nunca pede um título, pede vários. Nossa obrigação é lutar por eles. Não se prometem títulos nos jornais, tem que ganhar em campo, através de um bom trabalho. Acho que a torcida do Benfica sabe que o nosso elenco tem qualidade e é um time difícil de ser vencido. Não vejo em Portugal uma equipe melhor que a nossa. Por isso, nossa obrigação é dar alguma grande alegria aos torcedores.

LD Sport News –Para classificar na Champions League sem depender de

resultados vocês terão uma tarefa quase impossível: vencer o Barça no Camp Nou. Qual a fórmula para conseguir parar Messi e Cia?

Artur – Não sei se tem fórmula para parar um jogador como o Messi. É um fenômeno, como será Neymar e como é Cristiano Ronaldo. A fórmula é jogar bem de forma coletiva e tentar impôr nossa qualidade em campo. E jogar com coragem. Ninguém vai sair de Lisboa com medo porque jogamos no Benfica, um clube histórico. Respeitamos  o Barcelona pelos jogadores que tem, mas acredito que o respeito é mútuo.

LD Sport News – Suas atuações em Portugal lhe renderam apelidos como ´Muralha Branca´ ou ´Homem de Gelo”. Acredita que esse reconhecimento é resultado de um trabalho bem feito?

Artur – Acredito que é resultado do meu esforço e do trabalho da comissão-técnica do Benfica. Também um reflexo da estabilidade que o clube dá aos seus jogadores. O mais importante é que o torcedor reconhece esse trabalho. Não é fácil ser goleiro do Benfica, mas felizmente aqui tudo saiu bem desde o início. É gratificante ter a confiança de um clube dessa dimensão.

O goleiro brasileiro já virou capa do diário esportivo ´A Bola´ - o mais popular em Portugal. O título ´Homem de Gelo´ é uma referência a tranquilidade de Artur durante os jogos. Foto: A Bola

LD Sport News –  Essa estabilidade no gol de um dos maiores clubes da Europa aumenta suas chances de ser convocado pela Seleção Brasileira?

Artur – Eu gostaria que aumentasse. É um dos meus objetivos na carreira e um sonho que pretendo realizar. Nos últimos dois anos fui um dos goleiros  com mais regularidade na Europa. Com o Sporting Braga fui à final da Liga Europa e considerado o melhor goleiro da competição. No Benfica, acho que tive um bom desempenho na Liga dos Campeões. Acho que é o clube certo para ganhar mais visibilidade.

LD Sport News – Mano Menezes foi demitido e Luiz Felipe Scolari é o novo técnico do Brasil. Felipão tem uma relação muito próxima com o futebol português. Acredita que com ele será mais fácil chegar à Seleção?

Artur – Com Mano Menezes cheguei a pensar que teria a minha oportunidade.  Agora, com Scolari, vou esperar. É um treinador com uma ligação muito forte com Portugal. Ele deixou uma imagem incrível aqui, de competência e amizade. Por isso tenho a esperança que ele vai estar atento aos jogos do Benfica e isso aumenta minha chance de cumprir o meu sonho de jogar com o Brasil.

LD Sport News – Antes da tua etapa na Europa você jogou quase duas temporadas no Coritiba FC (2006/07). Quais as lembranças que você tem do clube e da cidade de Curitiba?

Artur – Tenho boas lembranças. O Coritiba foi um dos grande clubes do Brasil por onde passei, conquistei o meu espaço e o reconhecimento da torcida. O outro foi o Cruzeiro, onde joguei com o Luisão, que atualmente é o capitão do Benfica.