O técnico Mourinho solta uma pérola por dia na Liga Espanhola.

A Liga Espanhola só está começando e o grande destaque até agora é um personagem muito conhecido, mas que não usa calção e chuteira nos dias de jogos. A figura em questão é nada menos que o técnico português do Real Madri, José Mourinho, 47 anos. Ninguém melhor do que ele para transformar uma simples entrevista coletiva num debate nacional. Atitudes mal-educadas, respostas grosseiras, castigos para jogadores, leis inflexíveis…uma fonte inesgotável de espetáculo. O português vai aos poucos introduzindo a ´Mounarquia´ no Real Madri, gostem ou não. Acompanhe os melhores momentos do técnico José Mourinho até agora no comando do clube merengue.

O contundente “não” a Casillas

Uma das vozes mais importantes do vestiário do Real Madri, o goleiro Iker Casillas foi pego no contrapé quando tentava convencer Mourinho de mudar o horário dos treinos da manhã para uma hora mais tarde. Casillas é um dos capitães do time e falava em nome do grupo. Ele alegava que o motivo era que os jogadores não podiam levar seus filhos no colégio. O técnico português foi direto: “Você não tem filhos e só dois jogadores do elenco têm crianças nessa idade escolar. A minha resposta é não”, disse.

O goleiro não soube por onde continuar a conversa e saiu impressionado pelo controle que Mourinho exerce sobre todos os dados dos jogadores, dentro e fora do campo. Isso foi há um mês e na semana passada o próprio Casillas estava elogiando o trabalho do técnico. “O trabalho dele realmente dá resultado. É impressionante o rendimento que ele já está conseguindo tirar do nosso jovem elenco”, reconheceu.

O Caso ´Pedro León `

Mourinho dando órdens no seu primeiro treino no Real Madri na temporada. Foto: Dani Pozo/AFP

Pedro León é um jovem atacante do Real Madri e uma das promessas do futebol espanhol. É um dos xodós do clube e ninguém entendeu porque ele não foi convocado por Mourinho para o jogo contra o Auxerre, pela Champions League, há duas semanas. Na entrevista coletiva anterior ao duelo, o técnico português se irritou com a insistência dos jornalistas espanhóis em perguntar pela ausência do jogador. “Temos um jogo importante e vocês só perguntam sobre um jogador que nem está aqui. Não querem saber nada do que realmente interessa”, espetou.

Mourinho seguiu com seu discurso. “Pedro León até ontem jogava no Getafe (time também de Madri que atua na 1ª divisão espanhola) e parece que estamos falando de Zidane ou Maradona”, disparou e logo se levantou e abandonou a entrevista. Mais tarde se soube que o treinador não gostou ter escutado Pedro León comentar num treino a outros jogadores do elenco que achava que seria titular contra o Auxerre. Acabou fora da lista de convocados. Um castigo do técnico pela infantilidade do atleta. Outro fato que revela mais uma faceta do exigente perfil profissional de Mourinho e que deixou os outros preocupados para quando abrirem a boca.

Treinos proibidos

Cansado da famosa pressão diária dos jornais madrilenhos e das suas críticas constantes, Mourinho decidiu de um dia ao outro que os treinamentos seriam fechados também para a imprensa. A chiadeira foi geral, mas ele nem se incomodou. Com tranquilidade, preparou um peculiar informe e se preparou para a próxima entrevista coletiva que tivesse que participar, já pensando nas queixas que viriam por parte dos jornalistas.

A ocasião não demorou em chegar. Quando saiu a primeira pergunta sobre o tema, Mourinho tirou da cartola o valioso informe e, de forma solene, declarou. “Eu já estava preparado, aqui tenho todos os minutos detalhados concedidos à imprensa. Vocês verão que poucos clubes grandes da Europa dão tanto tempo para a imprensa como o Real Madri”. E ali estavam os minutos de cada jogador em entrevistas, atos publicitários, programas de rádio…

Obsessão pelo controle

Mourinho é um daqueles que respira trabalho até quando dorme. Gosta de ter sob o seu controle tudo o que esteja relacionado ao time que comanda. Quando chegou ao Real Madri no último mês de junho já deu sinais de que era alguém diferente. Foi conhecer pessoalmente as intalações do clube e todos os funcionários. Ele normalmente quer saber até as horas em que o jardineiro rega o gramado do centro de treinamentos.

No Real Madri ele já controla tudo e agora pretende reunir todos os ´olheiros´ que o clube tem pelo mundo para traçar novas diretrizes. Está em todas as partes. Para mostrar quem manda não recua nem se tiver que castigar alguma grande estrela, como já fez na sua época do Chelsea e da Inter. Seu estilo polêmico e controlador assusta, mas na realidade Mourinho é querido por todos os jogadores que treinou. Além disso, suas declarações polêmicas são consideradas uma maneira de tirar a pressão dos seus atletas e centralizar-las nele.

´The Special One´

José Mourinho é um vencedor e ele adora lembrar isso. Em Portugal ganhou tudo com o FC Porto, inclusive uma Champions League. Com o Chelsea dominou o futebol inglês. Na Itália também teve seu reinado com a Internazionale, onde terminou sua trajetória ganhando a Tríplice Coroa do futebol europeu na temporada passada. É um especialista em ser o centro das atenções. Na sua etapa na Inglaterra se autodenominou, entre outras coisas, como ´The Special One´( ´O Ser Especial´) , quando dava a entender que era

O técnico Mourinho em um dos seus habituais momentos de irritação. Foto: Reprodução www.skysports.com

algo como um messias do futebol.

Esta semana, numa entrevista ao canal espanhol Gol TV, Mourinho voltou a lembrar – ao seu modo – a dificuldade que é ser treinador do Real Madri. “Se alguém como eu que ganhou tudo evários países distintos provoco dúvidas para a imprensa, não imagino o que vocês diriam de um técnico sem títulos que viesse trabalhar aqui”, comentou ao entrevistador. Não é à toa que ele também é conhecido como José ´Ego´ Mourinho.

Eficiência em resultados

Apesar do jogo não ser brilhante o resultado é eficiente. O Real Madri do técnico Mourinho segue invicto na temporada. Está na terceira colocação da Liga Espanhola, com dois pontos a menos que o líder Valência, que neste sábado enfrenta o Barcelona no Camp Nou. O Madri pode acabar o fim de semana líder se ganha do Málaga fora de casa e os outros resultados ajudam. A equipe de Mourinho possui a melhor defesa do campeonato espanhol, com apenas dois gols sofridos.

Na Champions League o Real Madri é líder do Grupo G com duas vitórias em dois jogos e com a defesa ainda invulnerável. Só falta afinar no ataque para convencer de uma vez por todas a sempre exigente torcida merengue. Mourinho vinha dizendo que era só uma questão de tempo para que os gols começassem a sair. E de fato, começaram. Na última rodada da Liga Espanhola, venceram o Deportivo La Coruña por 6 a 1. O Real Madri vai aos poucos ganhando uma identidade e após muitos anos à deriva parece ter encontrado de uma vez por todas o líder que precisava.