***´Túnel do Tempo´ é uma seção do blog LD Sport News onde se poderá ver entrevistas e reportagens antigas. Personagens conhecidos que se destacaram em algum momento no cenário esportivo europeu e que, muitos deles, ainda seguem com a moral alta no Velho Continente.

O escritor mexicano Juan Villoro convidou Valdano para uma conversa durante a apresentação do seu livro ´Deus é Redondo´, na Fundação La Caixa, em Barcelona. Foto: LD Sport News

Desta vez você poderá conferir uma entrevista realizada três dias antes do natal de 2006. O ilustre protagonista é nada menos que Jorge Valdano, atual diretor-esportivo do Real Madri. Na ocasião, ele foi a Barcelona para uma conferência ao lado do escritor mexicano Juan Villoro. Na sequência, falou com exclusividade com o jornalista Lucas Duarte. Imperdível***

Deixar o título desta conversa informal em espanhol fica melhor pela natureza do entrevistado. A tradução seria: ´Medo Cênico ou Teatral´. Em outras palavras seria como um certo estado inibitório que reduz uma comunicação efetiva e impede o desenvolvimento das capacidades expressivas potenciais dos afetados.

Essa expressão foi criada pelo genial escritor colombiano Gabriel García Márquez e posteriormente transferida ao futebol pelo ilustre personagem deste ´Túnel do Tempo´ do Blog LD Sport News. Jorge Valdano Castellano (Santa Fé, Argentina, 1955), não pensou duas vezes em adaptar a expressão como o “temor de um jogador ao entrar no estádio Santiago Bernabéu diante da incerteza de realizar uma péssima apresentação e cair em ridículo”.

O argentino Valdano é um dos últimos românticos do futebol. Foi campeão mundial na Copa do México em 1986 ao lado do genial Maradona. Inclusive foi decisivo na conquista do título ao marcar o segundo gol na vitória por 3 a 2 diante da Alemanha na final do Estádio Azteca. Também foi quatro vezes campeão espanhol pelo Real Madri, três delas como jogador (1986/87/88) e uma como técnico (1995). Pelo clube madrilenho também ganhou duas Copas da UEFA (1985/86).

´O Filósofo´

Sua brilhante orátoria e a facilidade que possui para escrever suas idéias lhe renderam inúmeros apelidos durante a carreira. Os mais comuns: ´filósofo´ e ´intelectual´. Haviam outros, muitos dos quais ele não gosta, mas também não se queixa. “Não posso reclamar. Para me insultar já me chamaram de poeta, intelectual, etc. Para mim caiu esse papel e aceito com esportividade”, comentou.

Valdano ao lado de Florentino Pérez. O argentino é o homem de confiança do presidente do Real Madri. Foto: LD Sport News

Mas os apelidos não vieram por acaso. Até então eu nunca tinha conhecido nenhum ex-jogador com tantas obras literárias. E talvez um pouco por preguiça em investigar outros, sigo sem conhecer. Valdano tem cinco livros de sua autoria. São eles: ´Sonhos de Futebol´, ´Contos de Futebol´, ´Contos de Futebol II´, ´Os Cadernos de Valdano´ e, claro, ´O Medo Cênico e Outras Ervas´.  No Mundial do México seu gosto pela literatura lhe rendeu uma bronca lendária do técnico da Seleção Argentina na época, Carlos Bilardo.

Valdano narrou que um dia estava lendo num quarto da concentração quando apareceu Bilardo. Ele arregalou os olhos e disse: – O que você está fazendo? Valdano respondeu: – Lendo, não vê? O técnico ficou louco e disse que num Mundial não se podia ler. O jogador tentou argumentar dizendo que lendo ficava mais relaxado, o que irritou ainda mais Bilardo. “Num mundial não se pode relaxar”, comentou o treinador. Valdano contra-atacou explicando que se não relaxasse não dormia. Bilardo lhe disse que numa Copa não se podia dormir e saiu esbravejando. Nem precisa dizer que Valdano teve que passar os dias no México lendo às escondidas.

“O Humorista”

Numa bate-papo com Valdano certamente o que ele mais vai arrancar de você é a risada. É um arquivo infinito de histórias engraçadas. Uma das que ele mais gosta de contar tem a ver com o gol mais bonito da história das Copas, aquele que Maradona marcou diante da Inglaterra. Na ocasião, ´Don Diego´ deixou todo o time da rainha para trás, inclusive o goleiro.

Todos se lembram de Maradona arrancando com a bola do seu campo de defesa depois de um giro espetacular que deixou dois adversarios atordoados. Mas poucos se lembram do que aconteceu antes disso. Na verdade, não se lembram porque não aconteceu nada. Ou melhor, para o companheiro Henrique da Argentina, sim. Foi ele quem passou a bola para Maradona antes da famosa ´cavalgada fantástica´.

Valdano contou que após a partida (vencida pelos argentinos por 2 a 0), o ´negro´ Henrique chegou para Maradona no vestiário e disse: – Com o passe que eu te dei se você não marcasse esse gol seria uma vergonha. A épica frase de Henrique conseguiu arrancar gargalhadas até do técnico Bilardo.

“A Fênix”

Poucos meses antes dessa conversa Valdano ficou gravemente ferido após um acidente de helicóptero no México. Ele fraturou algumas costelas e chegou a fazer drenagem no pulmão, entre outros detalhes sórdidos. Quase morreu. Perguntei à ele se se realmente é verdade que quando uma pessoa passa por uma situação assim começa a ver a vida de outra maneira. “No meu caso sim, sou muito menos dramático agora. Não tenho mais nenhum problema grande. Tudo me parece tão pequeno, sem importância”, respondeu. Valdano também comentou que nessas horas passa um filme pela cabeça. “Lembrei de tanta coisa e de todo mundo, inclusive da minha sogra”, completou sem perder a piada.

“O Dirigente”

Jorge Valdano foi o poderoso-chefão do Real Madri na primeira era do presidente Florentino Pérez (e voltou ao cargo no retorno de Pérez, em 2009). Mas com relação as contratações ele assegura que só se envolveu na de três jogadores: Zidane, Ronaldo e Beckham. “Com Ronaldo a fase final das negociações foi um verdadeiro mestrado em economia. Eram tantos detalhes que deixavam qualquer um louco”, revelou.

Lucas Duarte junto ao diretor-geral do Real Madri. "Sorte sua que isso não é um escanteio", disse Valdano. Foto: LD Sport News

O diretor-geral do Real Madri confessou que sua grande preocupação nessa época era sanar as dívidas do clube merengue. “O clube vivia uma situação difícil. Devia muito dinheiro e a cada ano a dívida aumentava aproximadamente 60 milhões de euros. No final, conseguimos abater quase tudo”, afirmou.

O certo é que poderia estar um mês conversando com Valdano que histórias não faltariam, mas como o homem é importante, tinha tarefas mais urgentes que falar comigo durante muito tempo. Foi quando lhe perguntei: – podemos fazer uma foto de recordação? Gentilmente ele aceitou. Quando se aproximou com seus quase dois metros, comentei: – Rapaz, você é bem mais alto ao vivo do que aparenta na TV. Ele respondeu: – Pois sorte sua que isso não é um escanteio.

*O Blog LD Sport News deseja à todos um feliz natal.